Ensino

Edição de textos como campo profissional em Letras é tema de palestra

Atividade faz parte do projeto Letras Debate, que promove também mesas-redondas e seminários nas manhãs de sábado

Na palestra será discutida a situação atual da prática de edição no mercado literário brasileiro
Entre outros temas, será abordada a situação atual da prática de edição no mercado literário brasileiro Foca Lisboa/UFMG

O profissional formado em Letras pode atuar em diversas frentes de trabalho que tenham foco na língua, como ensino e pesquisa de línguas e suas literaturas, produção de textos, tradução, interpretação, revisão e editoração. Essa última frente é o tema da segunda edição, neste semestre, da série Letras Debate. O professor César Nardelli Cambraia, da Faculdade de Letras (Fale), vai ministrar a palestra Edição de textos: campo para atuação do profissional de Letras, neste sábado, 1º de setembro, das 10h às 12h, no auditório 1007 da unidade.

Especializado em Filologia Românica, Linguística Românica, Linguística Histórica, Crítica Textual e Lexicologia, Cambraia vai abordar a importância da atividade para a recuperação, preservação e transmissão do patrimônio cultural escrito de uma sociedade. “Os profissionais da área de Letras apresentam formação básica essencial para a realização da atividade, embora não seja comum encaminharem-se para esse campo de trabalho", afirma o professor, no texto que apresenta a temática. Ele fará breve descrição dos tipos de edição, com ênfase na edição crítica, e discutirá a situação atual da atividade no que se refere ao patrimônio literário brasileiro. Para participar, é preciso inscrever-se na página do Letras Debate.  

O projeto ocorre ao longo do ano, nas manhãs de sábado, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de participar de palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades que oferecem novas perspectivas de atuação do profissional de Letras no mercado de trabalho. 

O evento também representa uma oportunidade para que os alunos integralizem os créditos das Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC), exigidas pelo Projeto Pedagógico da Faculdade de Letras. A palestra é gratuita e vale certificado. Mais informações estão disponíveis no site do Letras Debate.

Com Setor de Comunicação da Fale