Pesquisa e Inovação

Edição Genética: iniciativa global traz cidadãos para discussões sobre regulamentação e ética

Professores da UFMG representam braço latinoamericano da Assembleia Global dos Cidadãos

A tecnologia atual de edição de genomas é tão precisa que é possível editar genes de todos os seres vivos, de plantas a humanos. O debate sobre questões éticas e regulatórias, porém, não avançou no mesmo ritmo. O projeto Assembleia Global de Cidadãos, que reúne cientistas de diversas nacionalidades, busca levar as discussões a nível mundial, a fim de estabelecer marcos regulatórios da edição genética. O diferencial da proposta é envolver cidadãos de todo o tipo, para além de pesquisadores e políticos. Os professores da UFMG Ricardo Mendonça, do Departamento de Ciência Política, e Yurij Castelfranchi, do Departamento de Sociologia, representam o Brasil e a América Latina nas discussões. Saiba mais no site da Assembleia Global de Cidadãos.

Em um primeiro momento, serão realizadas assembleias nacionais com pessoas de diferentes perfis profissional e socioeconômico, visando a pluralidade de agentes envolvidos. Os organizadores fornecerão todas as informações sobre edição genética, para desmistificar o assunto e garantir que os participantes se sintam à vontade para participar de forma ativa das discussões. Após consenso sobre marcos regulatórios e éticos, representantes das assembleias nacionais se reunião na Assembleia Global, prevista para ocorrer em Atenas, na Grécia, entre 2021 e 2022. A data ainda precisa ser confirmada em razão da covid-19. 

Em depoimento à TV UFMG, os professores Ricardo Mendonça e Yurij Castelfranchi destacam que a edição genética tem impactos em diversas áreas, como agricultura, saúde e militar, e que a participação de toda a sociedade é fundamental. O conceito da Assembleia Global inova ao trazer debates que antes eram realizados a portas fechadas, por um pequeno e restrito grupo de indivíduos, a todas as pessoas do mundo. 

Entrevistados: Ricardo Mendonça, professor do Departamento de Ciência Política - UFMG; Yurij Castelfranchi, professor do Departamento de Sociologia - UFMG 

Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Bruna Araújo (videografismo), Marcelo Duarte (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)