Extensão

Edital inédito vai apoiar programas, projetos e cursos de extensão em direitos humanos

Bolsas serão destinadas a estudantes que são mães, a travestis e transexuais, a alunos com deficiência ou que ingressaram pelo sistema de cotas e estão classificados pela Fump

Atividade da Escola de Verão em Educação em Direitos Humanos realizada na UFMG em fevereiro de 2020
Atividade da Escola de Verão em Educação em Direitos Humanos realizada na UFMG em fevereiro de 2020 Comunicação | Proex UFMG

Estão abertas, até 1° de fevereiro, as inscrições para o edital Democratizar, iniciativa inédita que vai contemplar, por meio de bolsas, programas, projetos ou cursos que tenham como foco os direitos humanos e a democratização da participação de alunos em atividades de extensão.

De acordo com o edital 03/2021, as bolsas terão vigência de março deste ano a fevereiro de 2022. Elas serão destinadas, exclusivamente, a graduandos que são mães com criança em idade escolar, travestis e transexuais, pessoas com deficiência ou que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas e e que são classificados socioeconomicamente pela Fump.

Servidores docentes ou técnico-administrativos poderão apresentar apenas uma proposta, com solicitação de até duas bolsas na modalidade Pbext Ação Afirmativa. A proposta deve estar previamente cadastrada no Sistema de Informação da Extensão (Siex), e as inscrições são efetuadas pelo Sistema de Fomento da Proex

O programa, projeto ou curso contemplado deverá ser desenvolvido por, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à UFMG: docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação ou de pós-graduação. 

As propostas serão avaliadas pela Câmara de Extensão e comitês assessores. O resultado preliminar será publicado no dia 12 de fevereiro, e o resultado final deverá ser divulgado em 26 de fevereiro. 

Emenda parlamentar
Os recursos do edital Democratizar são provenientes de emenda parlamentar de autoria da Gabinetona, mandato coletivo liderado por mulheres mineiras com assento nos legislativos municipal, estadual e federal.    

A gestão financeira está sob responsabilidade da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). 

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br.

Com Assessoria de Comunicação da Proex