Arte e Cultura

Editora UFMG seleciona obras originais para selo infantojuvenil

Estraladabão reúne volumes de divulgação científica de todas as áreas do conhecimento

Capa de 'O que é um livro', integrante do selo
Capa de 'O que é um livro?', integrante do selo Editora UFMG

A Editora UFMG publicou o primeiro edital para seleção de obras originais do selo Estraladabão. Lançado em maio de 2018, o selo reúne livros de divulgação científica para o público infantojuvenil. O documento abre chamada para obras de temáticas diversas tanto em proposições abertas quanto para a coleção Uma pergunta, várias respostas, que busca oferecer olhares de especialistas de diferentes áreas do conhecimento sobre uma mesma questão. 

Para candidatar-se à coleção Uma pergunta, várias respostas, o autor/organizador do livro deve ser professor vinculado a uma instituição de ensino superior. Ele deve apresentar um tema comum e textos de especialistas de áreas diferentes para falar sobre o assunto.

No caso de obra avulsa, o autor não precisa ser professor de ensino superior, e a linguagem pode ser tanto informativa quanto de ficção, desde que tenha o objetivo da divulgação científica de qualquer área do conhecimento. O formato é livre e será definido em conjunto com o editor responsável. Nas duas opções, o texto pode ser acompanhado de uma prévia com sugestões das imagens, e os autores poderão indicar um ilustrador.

As inscrições seguem até 2 de setembro e podem ser feitas pessoalmente ou por correspondência. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de dezembro de 2019, e as obras serão publicadas em 2020.

O edital está disponível no site da Editora UFMG.

Com Assessoria de Imprensa da Editora UFMG