Notícias Externas

Educadora aborda a importância do conto tradicional na educação infantil

Em livro, Cristiane Velasco compartilha relatos e reflexões oriundos de sua experiência de 20 anos na área

Autora é educadora e contadora de histórias
Autora é educadora e contadora de histórias Reprodução

No movimento espontâneo da oralidade, são múltiplas as formas com que as crianças vão brincando os contos. Venho observando ao longo dos anos como as histórias vão sendo contadas, recontadas, desmanchadas, recortadas e emendadas pelas crianças. Uma vez, a partir de um conto muito conhecido por eles, meus alunos propuseram um novo roteiro. Imediatamente foram definindo as modificações, antecipando como seria cada nova parte da história, e então disseram: ‘Pronto, agora conta’.

O trecho acima é do livro Histórias de boca: o conto tradicional na educação infantil, de Cristiane Velasco. A autora é educadora e contadora de histórias, com especialização em Arte-Educação pela USP. Trabalha há 20 anos com educação infantil e há 14 anos atua no Instituto Brincante, ministrando formações para educadores e contadores de histórias. Em seu livro, Cristiane compartilha relatos e reflexões sobre o conto tradicional na educação infantil.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, a educadora Cristiane Velasco falou sobre a obra e o tema. A entrevista foi ao ar nesta quarta-feira, 21.

ouca-a-reportagem-de-alessandra-ribeiro-21-02-2018.mp3

O livro pode ser adquirido no site da editora Panda Books.