Pesquisa e Inovação

Em artigo, professor da UFMG descreve ação antitumoral de molécula

Trabalho foi publicado na Chemical Science; beta-lapachona é alvo de estudos clínicos nos Estados Unidos

fwe
Eduardo Cruz e Eufrânio Júnior pesquisam compostos com atividade citotóxica de ação restrita contra células tumorais, poupando, dessa forma, as células saudáveisFoto: Carol Prado / UFMG

Ao longo dos últimos oito anos, o grupo de pesquisa do professor Eufrânio Nunes da Silva Júnior, do Departamento de Química da UFMG, vem desenvolvendo projetos visando à descoberta de fármacos para combater o câncer. A investigação sobre a molécula beta-lapachona é a que mais progrediu. Sua atividade antitumoral foi comprovada e atualmente é objeto de estudos clínicos nos Estados Unidos. 

No mês passado, artigo assinado por Eufrânio Júnior e por seu ex-aluno de doutorado Eduardo Cruz, entre outros cientistas da Alemanha, Espanha, Inglaterra e Portugal, foi publicado na revista britânica Chemical Science, uma das mais conceituadas na área de química. O trabalho aborda o mecanismo por meio do qual a beta-lapachona funciona ao “matar” células cancerígenas. O artigo publicado na Chemical Science está disponível neste link.

Seletividade
Os estudos sobre a molécula empreendidos por Eufrânio Júnior e Eduardo Cruz foram abordados em reportagem publicada na edição 1983 do Boletim UFMG, que circulou em junho do ano passado. Resultante da tese de doutorado defendida por Eduardo Cruz no Programa de Pós-graduação em Química do ICEx, o estudo concluiu que a inserção de átomos de enxofre ou selênio em moléculas da família beta-lapachona modifica seu mecanismo de ação, conferindo a elas índices mais elevados de seletividade. Isso significa que o composto é capaz de atuar, de maneira mais específica, contra as células doentes, poupando as células sadias dos pacientes.

A descoberta gerou patente internacional, intitulada Lapachone derivatives containing two redox centers and methods of use thereof, depositada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos em abril de 2017. O artigo sobre a patente foi publicado na edição 122 da European Journal of Medicinal Chemistry, revista de relevância mundial editada pela Sociedade Francesa de Química Medicinal.

Outras informações sobre a pesquisa estão disponíveis no site do professor Eufrânio Júnior

Matheus Espíndola