Notícias Externas

Em ensaio ‘Como ler os russos’, jornalista e tradutor passeia por obras de expoentes do país

Irineu Franco Perpetuo buscou traçar no livro um panorama da literatura russa desde os clássicos

Obra foi escrita ao longo de um ano, com uma viagem à Rússia no final do período
Obra foi escrita ao longo de um ano, com uma viagem à Rússia no final do período Reprodução / Editora Todavia

Apesar de os idiomas e as culturas de Brasil e Rússia serem bastante diferentes, a literatura russa é muito apreciada em terras tupiniquins. Os autores são muitos, como Gógol, Púchkin, Dostoiévski, Tolstói e Tchékhov. Ancorado nessa paixão por esses e outros escritores de uma terra tão distante, o jornalista e tradutor Irineu Franco Perpetuo, que transpôs vários livros do russo para o português, lança Como ler os russos. O ensaio busca ser um passeio guiado pelo mundo da literatura do país eurasiático, oferecendo uma vista panorâmica, ligando as obras aos acontecimentos políticos e os autores aos movimentos literários da Europa.

Em entrevista ao programa Universo Literário desta sexta-feira, 7, o jornalista e tradutor Irineu Franco Perpetuo refletiu sobre os motivos de continuarmos lendo, discutindo e admirando escritores russos. Não só o leitor comum, mas  também expoentes da literatura brasileira mostram predileção por eles. “Não consigo imaginar o Nelson Rodrigues sem Dostoiévski. Para não falar na Clarice Lispector, que tinha um pé lá, a ligação é até étnica. Lima Barreto era apaixonado por eles, Carlos Drummond de Andrade, também. Estou falando de alguns nomes fundadores que são marcados por essa relação com a literatura russa. Então, a literatura brasileira é também um pouco uma floração muito original da literatura na Rússia”, comentou o jornalista.

Foram abordados também assuntos como o papel do profissional de tradução na produção de um livro estrangeiro, o processo de escrita da obra, que tinha prazo de um ano e incluiu uma viagem à Rússia, e o protagonismo das mulheres nessa literatura – tema ao qual foi dedicado um capítulo do livro de Irineu.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas