Pesquisa e Inovação

Em livro, pesquisadora propõe criação de redes sindicais internacionais

Adriana Lamounier Rodrigues lança obra nesta terça, 11, em Belo Horizonte

Os sindicatos devem se organizar, em âmbito transnacional, para conquistar melhorias reais de condições de trabalho. Essa é uma das propostas centrais do livro Redes sindicais internacionais: Uma contribuição ao fortalecimento do direito do trabalho na Itália e no Brasil, de Adriana Saraiva Lamounier Rodrigues, advogada e integrante da Clínica Jurídica de Combate ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da UFMG.

A obra será lançada hoje (terça-feira, 11), às 19h, na Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi).

De acordo com a autora, as novas redes são uma alternativa eficaz para a constituição de um contrapoder às multinacionais. Na obra, a autora especula sobre possíveis efeitos da consolidação de redes sindicais internacionais, com base na dogmática jurídica relativa ao sistema sindical na Itália e no Brasil.

,,,
Adriana Lamounier Rodrigues: contrapoder às multinacionaisDivulgação

O desembargador aposentado e professor Márcio Túlio Viana, da UFMG e da PUC Minas, afirma que o livro “contribui de forma profunda, competente e importante para a reconstrução das lutas coletivas, o que nos remete, em última análise, à própria sobrevivência do Direito do Trabalho”.

Advogada com atuação predominante em Direito Coletivo do Trabalho, Adriana Lamounier Rodrigues tem pós-doutorado pela UFMG. Obteve o grau de doutora também pela UFMG e pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

Com assessoria da editora