Pesquisa e Inovação

Em setembro, Biblioteca Universitária promove apresentações sobre bancos de dados

As apresentações abordarão pesquisas bibliográficas, ferramentas e análise de citações

A participação é gratuita e aberta a toda comunidade universitária
A participação é gratuita e aberta a toda comunidade universitária Biblioteca UFMG

Ao longo do mês de setembro, a Biblioteca Universitária (BU) da UFMG vai promover uma série de apresentações on-line sobre bases de dados. Resultado de parceria firmada entre a BU, o Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes e editoras científicas, a série vai abordar temas como pesquisas bibliográficas, ferramentas de pesquisa, análise de citações e outras análises bibliométricas, em diversas bases de dados.

Conheça o calendário.

Terça, 1º de setembro, às 14h
Plataforma Scopus, base de dados multidisciplinar que viabiliza estudos bibliométricos e avaliações da produção científica.

Quarta, 2, às 10h
Science Direct, plataforma que oferece de artigos científicos completos a livros de referência de disciplinas como bioquímica, genética, biologia molecular, química, medicina clínica, engenharia e medicina veterinária.

Quinta, 10, às 10h,
Banco de dados Compendex, que cobre temas relacionados à tecnologia nuclear, bioengenharia, tecnologia de alimentos, engenharia aeroespacial e aos transportes, entre outros campos.

Terça,15, às 14h
Banco de dados Embase, que contém literatura biomédica e auxilia no monitoramento de estudos sobre a eficácia de medicamentos, dispositivos médicos e pesquisas biomédicas relacionadas a doenças.

Sexta, 25, às 10h
Web of Science, base multidisciplinar que dá acesso a referências e resumos em todas as áreas do conhecimento, além de ferramentas para análise de citações, índice h e análises bibliométricas.

Terça, 29, às 10h
Gerenciador de referências EndNote Online, que facilita o trabalho de encontrar, listar e incluir referências bibliográficas no final do texto.

Para participar das atividades, é necessário fazer inscrição em formulários disponíveis no site da Biblioteca. Com exceção dos vídeos da Web of Science e do EndNote Online, as demais apresentações ficarão disponíveis no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-4627.

A ação dá sequência a uma série de apresentações que ocorreram no mês de agosto. A Biblioteca Universitária oferece também, via Skype, orientações sobre o uso do Portal Capes e suas bases de dados.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária