Notícias Externas

Em ‘Todos os olhos em mim’, jornalista Aline de Campos discute racismo em relações inter-raciais

Obra que teve uma de suas motivações nos relacionamentos das mulheres da família da autora propõe diálogo com intelectuais negras e negros

Livro, que partiu do trabalho de conclusão de curso de Aline de Campos, é uma publicação da Quintal Edições
Livro, que partiu do trabalho de conclusão de curso de Aline de Campos, é uma publicação da Quintal Edições Reprodução / Quintal Edições

“Se você acha que discutir racismo é mimimi, então esse livro é para você”. Essas palavras são da jornalista e escritora Aline de Campos, que debate as faces do racismo nas relações inter-raciais em seu livro Todos os olhos em mim. A obra reúne experiências pessoais, familiares e de amigos relacionadas à solidão, preconceito e violências vivenciadas pelos corpos negros. A autora expressa a dor e a ansiedade ao ouvir os relatos dos entrevistados para a publicação e propõe um diálogo com diferentes intelectuais, como Lélia Gonzalez, bell hooks, Angela Davis e Abdias Nascimento.

O encontro virtual com a autora que marcou o lançamento de Todos os olhos em mim contou com as presenças dos poetas Thata Alves e Hércules Marques lendo trechos da obra. O evento foi transmitido na quinta, 29 de abril, e está disponível no canal da Quintal Edições no YouTube.

O Universo Literário desta terça, 4, teve como convidada a jornalista e escritora Aline de Campos. Na entrevista, ela detalhou sobre o desenvolvimento do livro e contou como sua trajetória na graduação em uma faculdade privada a levou ao contato mais direto com a temática racial. A escritora também refletiu sobre o espaço que autoras negras e autores negros ocupam na academia.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas