Institucional

Embaixadora austríaca quer estreitar relações científicas com a UFMG

Irene Giner-Reichl, que foi recebida pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida, tem interesse em recursos hídricos e energéticos

Roland Urban, Reinhard Giner, Irene Giner-Reichl, Sandra Goulart Almeida e Deise Dutra
Roland Urban, Reinhard Giner, Irene Giner-Reichl, Sandra Goulart Almeida e Deise Dutra Raíssa César / UFMG

A  embaixadora da Áustria no Brasil, Irene Giner-Reichl, visitou a UFMG na manhã desta quinta-feira, 14, para conversar sobre as relações acadêmicas e científicas entre o país e a Universidade. A embaixadora foi recebida pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida no prédio da Reitoria. “O objetivo desse encontro foi o de estreitar laços. Já temos algumas cooperações; queremos ampliá-las”, resumiu a vice-reitora.

“Mais especificamente, conversamos sobre a possibilidade de estabelecermos novas parcerias na área de ciência e tecnologia e na área de meio ambiente, que são as de maior interesse da embaixadora”, explicou a vice-reitora. A UFMG mantém alguns convênios com instituições austríacas, entre eles um acordo de cooperação e intercâmbio com a Montanuniversität, da cidade de Leoben.

Outro assunto que permeou o encontro foram os recursos hídricos, tema de interesse da embaixadora. A vice-reitora mencionou o trabalho realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade, um dos oito INCTs do país sediados na UFMG.

Irene Giner-Reichl
Irene Giner-Reichll: desenvolvimento sustentável
Raíssa César / UFMG

Irene Giner-Reichl é presidente do Global Forum on Sustainable Energy (GFSE), plataforma público-privada fundada em 1999 para o fomento de diálogos sobre energia ao serviço do desenvolvimento sustentável. Com a visita, explicou a embaixadora, ela espera colaborar para estreitar relações científicas entre as instituições da Áustria e do Brasil.

“O Brasil é um país muito importante para a cultura científica e acadêmica”, afirmou. “Identificamos um grande número de áreas do nosso interesse no país, como água e energia", acrescentou. A embaixadora também citou a possibilidade de se aprofundar a cooperação entre os países no que diz respeito aos programas de mobilidade acadêmica.

Irene Giner-Reichl veio à UFMG acompanhada de Roland Urban, cônsul honorário da Áustria em Belo Horizonte, e do diplomata Reinhard Giner, esposo da embaixadora e especialista em gestão integrada de recursos hídricos e hidrelétricos. A professora Deise Dutra, diretora adjunta de Relações Internacionais, também participou do encontro.