Embalado pela cultura africana, Festival de Verão é aberto no Centro Cultural

Dirigentes da UFMG destacaram potencial reflexivo do evento

Aberto oficialmente na noite desta segunda-feira, 11 de fevereiro, o 13º Festival de Verão é um poderoso convite à reflexão, expresso na própria temática, Desaplanando horizontes, inspirada em conceito criado pelo professor e cartunista norte-americano Nick Sousanis.  “Em linhas gerais, desaplanar significa tornar as coisas menos planas. Metaforicamente, desaplanar significa adotar diversos pontos de vista, olhar com diversidade, olhar através dos olhos do outro. Procuramos reproduzir essa temática nas oficinas e nos eventos”, resumiu a coordenadora geral, Denise Pedron, na abertura do evento.

Durante a cerimônia, realizada no Centro Cultural UFMG, Denise revelou ter recebido um e-mail do próprio Nick Sousanis. “Ele disse que ficou muito feliz com a ênfase e a abordagem que demos ao conceito de desaplanar”, afirmou.

O diretor de Ação Cultural, Rodrigo Vivas, agradeceu a reitora Sandra Regina Goulart Almeida por “assumir a responsabilidade de fazer um festival num momento como este" e destacou a diversidade do evento.  “Hoje [segunda] eu passei em todas as oficinas de manhã e à tarde. O clima é magnífico. As escolhas me parecem muito acertadas, e eu só tenho a agradecer à equipe DAC que trabalha meses e meses a fio na preparação do evento", afirmou.

Em seu pronunciamento, a reitora Sandra Goulart Almeida também elogiou a força do tema escolhido – “ele diz muito para nós" – e voltou a defender a relevância da universidade pública brasileira. “Ela não é apenas uma universidade dos estudantes que aqui estão matriculados, mas um patrimônio do nosso país. Ela é de todos”, reforçou a reitora, lembrando que 55% das vagas da universidade hoje são ocupadas por egressos de escolas públicas.

A primeira noite do Festival de Verão foi encerrada com o concerto Suíte Capoeira, uma roda de capoeira embalada pelo som de berimbaus e de instrumentos orquestrais, e com a preparação de um banquete para as orixás Yemonjá e Oxum. A TV UFMG acompanhou a abertura. Assista ao vídeo:

Com Bárbara Profeta / DAC