Notícias Externas

Emissão de moeda e de dívida pública pode ser a melhor solução para crise econômica

A recomendação está em uma nota técnica publicada pelo Cedeplar/UFMG, que defende a medida como forma de combater a recessão e o desemprego provocados pela pandemia do coronavírus

Professor da Face Marco Flávio da Cunha Resende
Professor da Face Marco Flávio da Cunha Resende Arquivo pessoal

O  Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG divulgou uma Nota Técnica em que sugere que a emissão de moeda e de dívida pública pelo Estado é a melhor solução para a crise econômica provocada pelo coronavírus. 
 
Assinada pelo professor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Marco Flávio da Cunha Resende, o texto defende que essa medida é caminho mais seguro para combater a recessão e o desemprego provocados pela paralisação de diversos setores econômicos em função das medidas de isolamento social. Para o professor, o Brasil irá enfrentar a pior recessão de sua história e a emissão de moeda e de dívida pública são ações emergenciais que permitem a injeção de dinheiro diretamente na mão das empresas e das pessoas. 
 
A nota técnica também rebate argumentos contrários à proposta de emissão de moeda e dívida pública. Para o professor, a emissão de moeda não vai gerar inflação porque a demanda desabou e não ficará maior que a oferta. O texto também refuta a tese de que o aumento da relação dívida/PIB pode gerar desconfiança do mercado, já que todos os países estão adotando essa medida.

Ouça a reportagem de Alicianne Gonçalves