Arte e Cultura

Espaço do Conhecimento recebe encontro de planetários

Atividades também serão realizadas no Centro Cultural e na PUC Minas na próxima semana

Planetário Espaço do Conhecimento UFMG
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG Circuito Cultural Praça da Liberdade

O Espaço do Conhecimento UFMG sediará o 12º Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP), entre os dias 2 e 5 de novembro. Estão programadas palestras, oficinas, mesas-redondas e exibições no planetário do Espaço, além de apresentação de trabalhos sobre o uso desses equipamentos e o ensino de astronomia. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da ABP. O valor é de R$50.

Além do Espaço, também sediam o evento o Centro Cultural UFMG e o Museu de História Natural da PUC Minas. Entre outras atividades, estão previstos exposição de materiais para planetários, debates sobre os 60 anos de planetários em Minas Gerais e no Brasil e sobre a relação entre astronomia e cultura.

Nas oficinas, palestras e mesas-redondas, também serão abordados, entre outros temas, a astronomia brasileira na era dos grandes telescópios, o ensino, recursos visuais de planetários, etnoastronomia e formação de docentes e atualizações tecnológicas para planetários.

A Associação Brasileira de Planetários (ABP) foi fundada em 1996, durante o 1º Encontro Brasileiro de Ensino de Astronomia, com o intuito de congregar planetaristas, instituições e entusiastas. Desde sua fundação, a ABP realiza um encontro por ano.

Mais informações, incluindo a programação do evento, estão disponíveis no site da associação.