Encontro discute estratégias para a formação de professores

Evento, que será realizado na quinta-feira, é uma das primeiras ações de comissão formada por representantes da UFMG e de secretarias de educação

Atividade de formação de professores na UFMG
Atividade de formação de professores na UFMG Proex / UFMG

Professores e alunos da educação básica, de cursos de licenciatura e de educação continuada da UFMG reúnem-se nesta quinta-feira, 31, no sexto andar do prédio da Reitoria, no campus Pampulha, para a III Roda de Conversa sobre Formação de Professores, que terá como tema Diretrizes para formação de professores em foco

O encontro visa à discussão de políticas de formação inicial e continuada de docentes e à proposição de estratégias para atender as demandas de diferentes instâncias da UFMG. O evento, gratuito e aberto ao público, contará também com a participação de professores da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comfic@gabinete.ufmg.br ou pelo telefone (31) 97575-0777 (Whatsapp).

O encontro é uma iniciativa da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic/UFMG).

A Comissão
A Comfic foi instalada recentemente pela UFMG com a finalidade de discutir, avaliar e propor políticas de formação inicial e continuada para professores da Educação Básica.

Regulamentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em maio de 2019, funciona como órgão de consulta para as câmaras de graduação e extensão, oferecendo assessoria técnica para as decisões e posicionamentos da Universidade. Conta, entre seus membros, com um representante da Prograd e outro da Proex, além de professores, servidores técnico-administrativos e um representante do corpo discente. Para manter um diálogo permanente com as redes municipal, estadual e federal de educação, a Comissão também reúne representantes das secretarias de Estado de Educação de Minas Gerais, Municipal de Educação e do Centro Pedagógico.