Formas de Ingresso

Enem 2020 recebe inscrições até 22 de maio

Participação no exame credencia os candidatos a concorrer a cursos de graduação na UFMG

Candidato lê prova da edição 2019 do Enem:
Candidato lê prova do Enem de 2019: neste ano, o exame também será aplicado em formato digitalAntonio Cruz / Agência Brasil / CC BY-NC 2.0

Estão abertas, até 22 de maio, as inscrições para a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A taxa de inscrição, de R$ 85, poderá ser paga até o dia 28 deste mês.

Dos 91 cursos de graduação da UFMG, 89 usam os resultados do Enem, sendo 79 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os cursos, o número de vagas oferecidas e as normas para realização da seleção serão publicados em edital que será divulgado na página eletrônica do Sisu/UFMG

O Enem é a porta de entrada também para os cursos da UFMG que exigem provas de habilidades específicas – Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro – e para a Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo). E também para as formações técnicas subsequentes do Colégio Técnico (Coltec), destinadas a estudantes que já concluíram o ensino médio. O Coltec oferta os cursos Técnico em Biotecnologia, com ênfase em Análises Clínicas, e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Programação para Dispositivos Móveis.

A pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, reforça a importância do Enem, que é a principal referência para os estudantes que querem ingressar na UFMG. “São todos muito bem-vindos à UFMG, uma instituição que promove formação profissional de excelência e prepara para a cidadania”, afirma.

No entanto, Benigna ressalta as consequências da crise causada pela pandemia de Covid-19 e a preocupação, manifestada por diversos segmentos da sociedade, com a manutenção do calendário do Enem, sem que haja, até o momento, sinalização do Governo Federal quanto a seu adiamento. A pró-reitora lembra também que, no ano passado, 54% dos calouros da UFMG  eram oriundos de escolas públicas. “Grande parte desses alunos, para os quais a oportunidade de ingresso em uma universidade pública é muito importante, estão sem aulas e sem acesso à internet, entre outras dificuldades que têm enfrentado. O impacto dessa situação pode ser ainda mais desfavorável para essa parcela de estudantes.”

Impressas ou digitais
A partir deste ano, os candidatos poderão fazer provas impressas, nos dias 1º e 8 de novembro, ou digitais, nos dias 22 e 29 de novembro. Nas duas modalidades, serão aplicadas quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma prova de redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá fazer sua opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Na página do Enem, está disponível o cronograma para providências, como solicitação de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social. 
Neste ano, será obrigatória a inclusão, no sistema de inscrição, de uma foto atual do participante, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.

Itamar Rigueira Jr. / Com Agência Brasil