Notícias Externas

Enem 2020 recebe inscrições, em meio à pandemia

MEC manteve cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio, apesar de protestos de entidades estudantis

xxxx
Enem está mantido apesar do cancelamento das aulas por causa da pandemiaEliott Reyna I Unsplash

A edição 2020 do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebe inscrições até o próximo dia 22 de maio. O Enem é a principal forma de ingresso ao ensino superior no Brasil, pois é pré-requisito para a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), adotado pela maioria das universidades públicas, como a UFMG.

Sob protestos de entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Ministério da Educação manteve o cronograma do Enem, apesar do fechamento das escolas em todo o Brasil, motivado pela pandemia da Covid-19. 

A Defensoria Pública da União chegou a obter uma liminar, no dia 17 de abril, que obrigava o MEC a adequar as datas de acordo com a evolução da pandemia, mas o ministério recorreu e conseguiu vitória no Tribunal Regional da 3ª Região, de São Paulo. 

O professor emérito da UFMG, José Francisco Soares, que foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do Enem, no período de 2014 a 2016, fez uma análise sobre o cenário da provável aplicação do exame em novembro deste ano, durante entrevista ao programa Conexões

Para o professor, ao contrário do que diz a propaganda do Enem, o jogo não é justo e nem todos podem estudar da mesma forma. Alunos de escola pública que não estão tendo aula "têm uma enorme desvantagem". "Não se trata de perder uma geração, trata-se de dar condições equitativas para que todos possam fazer o Exame", destaca. Ele ressalta também que a tecnologia precisa ser trazida para a educação, mas que, por enquanto, ainda não existem plataformas públicas de aprendizagem para estudantes. 

Ouça a conversa com Luíza Glória

As inscrições para o Enem 2020 e vão até o dia 22 de maio no site do Enem. As  datas das provas estão mantidas no formato tradicional, impresso, nos dias 1º e 8 de novembro. Já a versão digital, que será aplicada pela primeira vez a 100 mil candidatos, inicialmente prevista para outubro, foi remarcada para os dias 22 e 29 de novembro, em locais e computadores indicados pelo Inep. O candidato deve manifestar o interesse por fazer a prova digital no momento da inscrição.