Enfermagem orienta gestantes e mães recentes em centro de saúde de BH

Projeto une ensino, serviço e extensão

Gestantes e puérperas – mulheres que deram à luz recentemente – são beneficiadas pelo projeto de extensão Mulheres pelo Guarani: um olhar feminino para a promoção da saúde, desenvolvido pela Escola de Enfermagem da UFMG. Estudantes e docentes promovem ações educativas no Centro de Saúde Guarani, no bairro do mesmo nome, na Zona Norte de Belo Horizonte.

“Unimos ensino, serviço e extensão”, resume a professora Fernanda Penido Matozinhos, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública (EMI), coordenadora do projeto.

As ações realizadas pelo projeto são de orientação e cuidados em saúde em vários aspectos: grupo de mães com temáticas de pré-natal, parto e plano de parto, cuidados às mulheres e bebês no pós-parto, orientações sobre vacinação de gestantes e puérperas, alimentação saudável, bem-estar e criação com afeto. “Espera-se que tais ações, inerentes ao projeto, contribuam, mesmo que de forma indireta, para as políticas sociais”, afirma Fernanda. Além das ações presenciais, materializadas em encontros coletivos periódicos, o projeto conta com grupo em aplicativo de mensagens, por meio do qual são enviadas notícias e orientações.

Marília e o filho Enzo:
Marília e o filho Enzo: dúvidas esclarecidasArquivo pessoal

Vivência da maternidade
Uma das mães assistidas pelo projeto, Marilia Mota Ribeiro Rodrigues afirma que o projeto é um auxílio para a vivência da maternidade. “Recebemos muitos esclarecimentos sobre a maternidade. Desmitificação do parto vaginal, aleitamento materno sob livre demanda e educação com afeto”, exemplifica Marilia, que passou recentemente por uma segunda gravidez. Na primeira, perdi o bebê com poucas semanas. O medo e insegurança estavam presentes. Fui ouvida com carinho quando tinha dúvidas e tranquilizada em relação aos medos”, completa Marília.

Mulheres pelo Guarani: um olhar feminino para a promoção da saúde reúne bolsistas de extensão e outros estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais do centro de saúde, enfermeiras e convidados externos.

Teresa Cristina / Estagiária de jornalismo da Escola de Enfermagem