Ensino

Com foco em energias renováveis, especialização da Engenharia oferece 33 vagas

Com duração de 24 meses, curso terá início no segundo semestre letivo

Especialização da Engenharia Elétrica discute fontes de energia renováveis e suas vertentes
Parque eólico: especialização é centrada no estudo de fontes de energia renováveis e suas vertentes Domínio público

A Escola de Engenharia da UFMG tem inscrições abertas para o curso de Especialização em Fontes renováveis: geração, operação e integração. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar os documentos digitalizados exigidos para o e-mail renovaveis@cpdee.ufmg.br, conforme edital, até dia 8 de julho.

Engenheiros eletricistas, mecânicos, engenheiros de controle e automação, de sistemas, de energia e de áreas afins são o público-alvo. A comissão de seleção poderá aceitar também profissionais com experiência nesse campo, ainda que sem formação em engenharia. São 33 vagas em oferta.

O curso, com início no segundo semestre de 2022 e duração de 24 meses, oferece disciplinas com aulas presenciais às sextas-feiras e aos sábados. O trabalho de conclusão da formação poderá ser desenvolvido em até seis meses após o encerramento das aulas.

A especialização está baseada no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFMG. O valor do curso é de R$17.199,17 e pode ser dividido em até 24 parcelas de R$895,79.

Do vento à biomassa
Com o objetivo de capacitar e qualificar profissionais no tema energias renováveis e suas vertentes, o curso abordará as principais fontes renováveis: eólica, fotovoltaica, hipotérmica, biomassa e biocombustíveis e hidráulica, como as pequenas centrais hidrelétricas. Conteúdos ligados aos aspectos econômicos, de geração de energia elétrica e questões relacionadas ao impacto do uso dessas fontes na rede elétrica também serão discutidos.

O curso está em sua terceira turma. Os professores são da UFMG e de outras instituições federais.  

Mais informações podem ser obtidas no site da Engenharia Elétrica ou solicitadas pelo e-mail renovaveis@cpdee.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-3429.