Oficina vai abordar ensino da história contemporânea do Brasil

Atividade destinada a educadores contempla a pesquisa em documentos e fontes históricas e o uso de redes sociais

Oficina abordará análise de documentos históricos a partir das redes sociais
Oficina vai tratar de períodos como a Era Vargas, a ditadura militar e a redemocratizaçãoArquivo Agência Brasil / Creative Commons – Atribuição 3.0 Brasil

A abordagem da história contemporânea do Brasil nas escolas é especialmente desafiadora: como estabelecer um diálogo entre as muitas fontes disponíveis, como livros didáticos, internet e relatos de familiares? Com essa preocupação, o Educação na Praça, projeto de formação de educadores promovido pelo Espaço do Conhecimento UFMG, vai lançar novos olhares sobre as práticas de ensino da disciplina na oficina História do Brasil contemporâneo, que será realizada neste sábado, 1º de setembro, das 10h às 12h, no próprio Espaço.

A formação vai abordar as memórias construídas sobre a Era Vargas, o período democrático, a ditadura militar e o período de redemocratização. O objetivo é problematizar o uso do livro didático em sala de aula e os discursos conflitantes disseminados nas redes sociais.

A iniciativa deriva de parceria com o Travessia – Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História da UFMG. As professoras Miriam Hermeto e Ana Paula Sampaio Caldeira, do Departamento de História, coordenam a oficina.

Miriam explica que será posto em pauta o ensino dos períodos tradicionais da história do Brasil com base na historiografia e na leitura de documentos. “Há cerca de 30 anos vem-se falando da importância de produzir conhecimento em sala de aula por meio da leitura de documentos e fontes históricas, para que os alunos possam compreender como essas produções culturais (filmes, músicas, documentos escritos, fotografias etc.) de diferentes tempos informam sobre a sociedade.”

No curso, as redes sociais serão a principal fonte utilizada, com o intuito de provocar reflexão sobre o uso de arquivos da internet em sala de aula. “Vamos pensar como cada um desses períodos históricos vem sendo representado em diferentes lugares das redes sociais e que usos da memória são feitos sobre esses períodos nos documentos produzidos”, diz Miriam.

A oficina é gratuita, e a inscrição deve ser feita em formulário on-line. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Mais informações estão disponíveis no site do Espaço do Conhecimento.

Com Assessoria de Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG