Notícias Externas

Ensino público gratuito de qualidade deve ser prioridade, defende senador Anastasia

Professor licenciado da UFMG afirma que universidades públicas cumprem papel fundamental para o desenvolvimento do país

O senador mineiro Antonio Anastasia (PSDB) solicitou a palavra na sessão da última quarta-feira, 8 de maio, para se pronunciar em defesa das universidades públicas brasileiras e criticar quem tem afirmado que as instituições são locais para “a baderna e a balbúrdia, o tráfico e o consumo de drogas.” Para o senador da República e professor licenciado da Faculdade de Direito da UFMG, essa visão é “um absurdo”.

Anastasia encabeça um abaixo-assinado, lançado na internet em defesa das instituições federais de ensino superior – iniciativa que conquistou, segundo o próprio senador, mais de um milhão de assinaturas. O parlamentar enfatizou que as “universidades são locais de ensino, de pesquisa e de extensão, de formação de cidadãos, de acadêmicos e de profissionais preparados para os desafios do Brasil”.

Em razão da iniciativa, o senador relatou que foi atacado nas redes sociais. “Todos aqui sabem do meu posicionamento. Busco sempre ser democrático e aberto a ouvir e a debater todas as ideias, mas assustou-me muito, senhores senadores, senhoras senadoras, uma verdadeira enxurrada de manifestações raivosas, que invadiu as redes sociais, tentando descaracterizar o que eu falei, em poucas horas", contou. 

Senador e professor licenciado da UFMG, Antonio Anastasia, defende as universidades federais brasileiras, instituições que, segundo ele, ajudam a transformar a nossa realidade econômica e social
Anastasia: universidades federais ajudam a transformar a realidade econômica e social do Brasil TV Senado

Anastasia ressaltou que não estava no parlatório do Senado para “reclamar do ódio que muitas vezes toma conta das redes sociais. Nem das fake news que invadem alguns grupos no celular. Nem mesmo da alienação que, como um vírus, parece tomar conta de alguns – felizmente – poucos segmentos de nossa sociedade.” O senador enfatizou que ali estava em defesa “das nossas universidades públicas, daquelas que produzem conhecimento e que ajudam a transformar a nossa realidade econômica e social”. 

Orgulho de ser UFMG
O senador declarou ter muito orgulho de pertencer à UFMG. Professor licenciado da Instituição, Anastasia graduou-se bacharel em Direito, fez o mestrado e tornou-se professor da Universidade. “Lá dei aula a centenas de estudantes, muitos dos quais vejo agora em posições de destaque na magistratura, na administração, no Ministério Público, nas tarefas da Polícia Federal, nas Procuradorias e na Advocacia, e me orgulho disso". O senador mineiro lembrou também que foi “na Faculdade de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais que se formou o atual Ministro da Economia Paulo Guedes”.

Anastasia destacou a relevância de projetos de pesquisa, de extensão, a abrangência do ensino – graduação e pós-graduação – oferecido pela UFMG para, em seguida, externar sua preocupação em relação aos efeitos do bloqueio de recursos do orçamento na Instituição anunciado pelo governo federal. “O bloqueio anunciado pelo governo federal de 30% nas verbas destinadas às universidades e institutos federais representará, se confirmado, aproximadamente R$ 65 milhões a menos, só neste ano, para a maior instituição de ensino de meu Estado. Isso, segundo a direção, comprometeria serviços básicos como o pagamento das contas de água e luz, manutenção de laboratórios e sala de aula, com risco de paralisação ou inviabilização de pesquisas já há alguns anos em andamento”. 

Anastasia encerrou o seu pronunciamento afirmando que exercerá, na plenitude, seu mandato no Senado da República, representando Minas Gerais, mas, antes disso, como professor de universidade pública, para defender essa bandeira que considera essencial para o desenvolvimento do Brasil.

Outras vozes
O pronunciamento de Antonio Anastasia soma-se a uma série de outros depoimentos já proferidos por parlamentares, estaduais e federais, de diversos partidos. Uma frente multipartidária tem demonstrado preocupação com os efeitos dos cortes anunciados pelos governos do estado e federal. 

Leia mais
Programa Dois Pontos, da TV UFMG, debate financiamento da pesquisa
Frente Parlamentar em defesa da ciência é lançada na ALMG