Baja UFMG é a melhor equipe do Brasil em competição 'off road'

Time formado por estudantes da Escola de Engenharia ficou em 13º lugar entre 100 participantes de desafio realizado nos EUA

Alunos da Escola de Engenharia em Pittsburg, nos Estados Unidos, para a competição mundial Baja SAE Kansas 2018
Alunos de engenharia em Pittsburg, nos Estados UnidosDivulgação/Equipe Baja UFMG

A equipe Baja UFMG, iniciativa extracurricular da Escola de Engenharia que trabalha com projeto e construção de protótipos de veículos off road, foi a 13ª colocada – entre 100 participantes – da Baja SAE Kansas 2018, disputada em Pittsburgh (Kansas, EUA), no período de 17 a 20 de maio. O protótipo desenvolvido pelos alunos foi um dos três selecionados no Brasil para participar da competição e alcançou o melhor resultado do país. USP e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram as outras equipes brasileiras envolvidas na disputa.

O clima instável no estado do Kansas nos dias de prova deixou a competição ainda mais desafiadora: “Tempestades, granizo e muita lama mudaram a condição da pista de competição que, por ser off road, é formada por valas, pedras, inclinações e troncos”, explica o professor de Engenharia Mecânica Fabrício Pujatti, coordenador do grupo. Pujatti não pôde acompanhar o time, que foi liderado pelo professor Luiz Henrique Jorge Machado, da Engenharia Aeroespacial, durante a competição.

Segundo o coordenador, a equipe alcançou, no sábado, 19, o segundo lugar na prova de aceleração, garantindo uma posição de destaque na principal prova, o enduro de resistência, realizado no domingo, 20. Porém, em razão de uma tempestade, a prova foi reduzida de quatro para duas, e a equipe Baja teve seu desempenho prejudicado por causa da lama.

A Equipe Baja UFMG foi fundada em 1997 e é composta por 27 alunos de diferentes cursos da Engenharia. Eles participam da elaboração do projeto e da construção dos veículos para competições e pilotam os protótipos.