Saúde

Covid-19: Grupo da Odontologia reforça biossegurança no HC

Avaliações clínicas vão subsidiar práticas mais seguras

Pesquisadores e profissionais da UFMG que prestam atendimento odontológico aos infectados com o novo coronavírus internados em diferentes alas do Hospital das Clínicas (HC) e cuidam da saúde bucal de pacientes atendidos no Ambulatório Borges da Costa estão fazendo avaliações clínicas com coleta de dados desses indivíduos. As informações recolhidas serão analisadas posteriormente com os dados médicos para subsidiar práticas mais seguras que vão proteger a saúde da equipe e dos pacientes, uma vez que o ambiente odontológico favorece a infecção cruzada graças ao maior índice de contágio viral e exposição a aerossóis formados por saliva, sangue e outros fluidos. 

A professora da Faculdade de Odontologia da UFMG Tarcília Silva esclarece que, embora não existam estudos que comprovem associação de nenhuma condição bucal com a infecção pelo Sars-CoV-2, algumas doenças que ocorrem na boca poderiam estar associadas ao pior curso da covid-19, inclusive em pacientes entubados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

A pesquisadora, que também integra o Serviço de Odontologia no HC, lembra que a saliva pode ser utilizada para diagnosticar a covid-19. "Existem trabalhos que demonstram a presença do novo coronavírus na saliva por períodos prolongados. Isso é um importante parâmetro para determinar por quanto tempo esse paciente poderá infectar outros indivíduos”, explica Tarcília.   

Manuais e normas
A Comissão de Biossegurança da Faculdade de Odontologia da UFMG disponibilizará em breve um novo manual para ser utilizado na rotina de atendimento clínico na Faculdade de Odontologia da UFMG.  

Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) elaboraram padrões para atendimento odontológico em consonância com os protocolos de segurança para a covid-19 do Ministério da Saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também atualizou sua nota técnica que traz orientações para serviços odontológicos e medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. 

Equipe: Soraya Fideles (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Flávia Moraes (edição de conteúdo)