Extensão

UFMG vence em três modalidades seletiva para campeonato mundial de ginástica aeróbica

Projeto criado há 25 anos foi o primeiro de universidade registrado nas entidades oficiais do esporte no Brasil

Lucas Barbosa e
Lucas e Tamires: destaque no ranking mundialIvan Ferreira / Divulgação

Na última semana, dois atletas da UFMG classificaram-se em primeiro lugar, em três modalidades, na competição seletiva para o Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica, que será realizado de 27 a 30 de maio, em Baku, no Azerbaijão. Tamires Rebeca Silva e Lucas Barbosa venceram nas provas individuais (feminina e masculina) e formaram o conjunto que liderou a competição de duplas. Eles são treinados por Pedro Augusto Amorim.

Os atletas integram o Projeto de Ginástica Aeróbica Esportiva, criado há 25 anos na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e coordenado pela professora Katia Lucia Moreira Lemos. A ginástica aeróbica é uma das modalidades – como a rítmica e a artística, entre outras – geridas nacionalmente pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O Brasil leva ao mundial atletas para provas individuais, em dupla e em trio. A UFMG não competiu com trio na seletiva.

O projeto mantém equipe de elite, pré-equipe e uma turma de iniciação – as atividades neste último nível foram interrompidas com a pandemia e ainda não foram retomadas. A equipe de elite e a pré-equipe treinaram a distância até setembro do ano passado, quando voltaram a se reunir com protocolos rígidos de prevenção à infecção pelo novo coronavírus.

De acordo com a professora Katia Lemos, o projeto tem caráter social e conta com infraestrutura cedida pela UFMG. Despesas em geral são cobertas por outras fontes – recentemente, por exemplo, a iniciativa contou, ao longo de três anos, com recursos de emendas parlamentares destinadas pela ex-deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG). “Temos não apenas obtido resultados esportivos excelentes, mas também conseguido beneficiar diversas famílias, que tomam novos rumos com a adesão de suas crianças e jovens ao projeto”, afirma a coordenadora.

Em 2020, as competições de ginástica aeróbica foram interrompidas. No ano anterior, Tamires Rebeca foi campeã brasileira e sul-americana individual, e Lucas Barbosa foi campeão brasileiro, sul-americano e terceiro colocado na etapa de Portugal da Copa do Mundo (World Series). Em dupla, eles também foram os melhores nos campeonatos brasileiro e sul-americano e ficaram em segundo lugar em Portugal. Lucas ocupa a primeira posição no ranking mundial.

A UFMG foi a primeira universidade com projeto de extensão registrado na Federação Mineira e na Confederação Brasileira de Ginástica. Mais de 300 jovens já passaram pelo projeto, pelo menos 30 deles com resultados de ponta, nacional e internacionalmente. Hoje, a equipe de elite é composta de nove atletas, de 12 a 25 anos de idade. Leia mais sobre o projeto de extensão e a modalidade.

Lucas Barbosa, Katia Lemos, Tamires Silva e Pedro Amorim: vencedores na seletiva Ivan Ferreira / Divulgação

Itamar Rigueira Jr.