Lazer e esporte

Equipe de ginástica artística da UFMG vai selecionar novas atletas

Processo é aberto a garotas de cinco a oito anos

Projeto de extensão Ginástica Artística é desenvolvido desde 1994
Projeto de extensão Ginástica Artística é desenvolvido desde 1994 Amanda Aleixo

Na próxima segunda, dia 14, a partir das 14h, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional realizará seleção para a equipe de competição de ginástica artística da UFMG. Poderão participar meninas de cinco a oito anos. Não é requisito ter vivência na modalidade.

Gratuita, a seletiva será realizada por ordem de chegada no ginásio da Escola, instalado no terceiro andar, campus Pampulha (entrada mais próxima pela Avenida Presidente Carlos Luz). As crianças serão divididas em grupos de dez participantes, com tempo individual de realização das atividades de 40 minutos. Os grupos serão submetidos a exercícios para avaliação de força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora: subidas na corda, prancha, flexão de braços na barra de sustentação, salto em distância, abertura, sentar e alcançar, ponte e corrida de velocidade. 

As selecionadas ficarão durante um mês em fase de adaptação e ambientação na pré-equipe, que visa submeter a criança à rotina de treinos. Caso aprovadas, serão incorporadas à equipe de competição. A partir dessa fase, haverá a cobrança de mensalidade, no valor de R$122, a fim de custear as despesas com o treinamento.

As candidatas deverão comparecer trajadas com roupas confortáveis, como calça legging, colã e roupas de malha, e com cabelo preso.

O projeto de extensão Ginástica Artística é coordenado pela professora Ivana Montandon Soares Aleixo. Desde 1994, a iniciativa é responsável por preparar atletas para competições nacionais e internacionais.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria do projeto (3409-2343), com a treinadora Eliene Novais (99966-6597) ou pelo e-mail ginasticaartisticaufmg@gmail.com.

O trabalho realizado pelo projeto de extensão foi abordado em vídeo produzido pela TV UFMG.