Pesquisa e Inovação

Equipe de alunos da Engenharia lança novo veículo elétrico

Protótipo foi construído com materiais mais leves e tecnologias eletrônicas avançadas

Protótipo NK218 será lançado nesta sexta-feira
Detalhe do protótipo NK218 , que erá lançado nesta sexta-feira Equipe Fórmula Tesla UFMG

A Equipe Fórmula Tesla, formada por estudantes dos cursos de engenharias Elétrica, Mecânica, de Controle e Automação, Aeroespacial, de Sistemas e Civil, lança, nesta sexta-feira, dia 9, o protótipo NK218, veículo elétrico projetado para competições. O evento Rollout 2018 Tesla UFMG será realizado no auditório nobre da Escola de Engenharia, a partir das 18h30. 

O NK218 é o segundo modelo criado pela Tesla. A equipe surgiu no final de 2016 e, no ano seguinte, fabricou seu primeiro veículo, Kayran, que se classificou em 10º lugar na competição Fórmula SAE Brasil. Para a edição de 2018, que será realizada de 28 de novembro a 2 de dezembro, os estudantes conseguiram reduzir 80 quilos da massa do modelo anterior, o que, segundo eles, aumenta as chances de melhorar a classificação na disputa.

A estudante Ana Flávia Rangel, do curso de Engenharia Aeroespacial e capitã da equipe, explica que o novo modelo foi fabricado com peças de materiais mais leves, como alumínio aeronáutico e compósitos. "Também desenvolvemos novas tecnologias eletrônicas, com ampla capacidade de aquisição de dados e telemetria, e passamos a usar pneus próprios para a competição. Todas essas intervenções melhoraram o desempenho", garante.

Com 36 integrantes, a Fórmula Tesla UFMG é orientada pelos professores Braz de Jesus Cardoso Filho, do Departamento de Engenharia Elétrica, e Fabrício José Pacheco Pujatti, do Departamento de Engenharia Mecânica. 

Mais informações sobre o lançamento do novo protótipo estão disponíveis no Facebook.