Equipe Milhagem é vice-campeã das Américas em eficiência energética

Carro elétrico da UFMG alcançou a marca de 227km/kWh em maratona nos EUA

Participantes da equipe comemoram a segunda colocação nos Estados Unidos
Participantes da equipe comemoram a segunda colocação nos Estados Unidos Divulgação - Milhagem UFMG

O carro elétrico da equipe Milhagem UFMG conquistou o vice-campeonato de protótipos de eficiência energética na categoria bateria elétrica da Shell Eco-Marathon Americas. Na competição realizada na semana passada (3 a 6 de abril), na Califórnia, nos Estados Unidos, o veículo dos estudantes mineiros alcançou a marca de 227km/kWh.

A Shell Eco-marathon Americas, disputada por carros ultraeficientes desenvolvidos por estudantes de vários países da América do Norte, da América Central e da América do Sul, tem o objetivo de estimular a pesquisa energética e buscar soluções sustentáveis.

Para a disputa, a equipe introduziu três melhorias no protótipo que conquistou a competição brasileira em outubro passado. “Com o tempo, o veículo vai se desgastando, por isso fizemos alguns ajustes no motor: desenvolvemos nova placa de circuito impresso para aumentar o rendimento do inversor, criamos um sistema de controle de malha fechada e um sistema de Data Log, para apurar dados do motor durante as tentativas, possibilitando a análise de seu comportamento", detalha o estudante de Engenharia Mecânica Rodrigo Lara, participante da equipe que esteve nos Estados Unidos.

Foram três dias de competição. No primeiro, as equipes apresentaram seus protótipos para verificação; os outros dois foram reservados à disputa propriamente dita. As equipes dispõem de cinco tentativas em oito voltas que precisam ser completadas em menos de 24 minutos. Vence o carro que registrar o menor consumo de energia.

Diferenças
A Milhagem UFMG superou competidores dos Estados Unidos, do Canadá, da Argentina e do México. Foi a segunda participação da equipe na competição e seu melhor resultado – no ano passado, o grupo ficou em sexto lugar, atingindo a marca de 266,5 km/kWh, inferior à do ano passado. Segundo Rodrigo Lara, isso pode ser atribuído a algumas variáveis, como clima, peso e dirigibilidade dos pilotos, que não eram os mesmos nas duas competições.

Como alcançou o primeiro lugar em 2018 na etapa nacional – a Shell Eco-Marathon Brasil –, a equipe recebeu R$ 20 mil em passagens para participar da etapa nos Estados Unidos.

Samuel Resende