Saúde

Enfermagem promove vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola

Campanha da tríplice viral, que começa na quarta-feira, será realizada no campus Saúde

Vacina previne contra três doenças
Vacina previne contra três doenças Rosânia Felipe

De 28 a 30 de agosto, a Escola de Enfermagem da UFMG promove campanha de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola para a comunidade acadêmica da própria Unidade e da Faculdade de Medicina, no campus Saúde. O atendimento ocorrerá das 13h às 18h, no Laboratório de Práticas de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG (3º andar).

A campanha é coordenada pelas professoras Tércia Moreira Ribeiro da Silva e Sheila Aparecida Ferreira Lachtim, com o apoio das diretorias da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina. O interessado deve levar cartão de vacina (caso o tenha) e documento de identidade para que a situação vacinal seja verificada pelos profissionais. 

Surtos de sarampo
O sarampo é uma doença viral, infecciosa, aguda, grave e prevenível pela vacina tríplice viral. Considerando a transmissão sustentada do vírus no território nacional e a necessidade de planejar, executar e avaliar medidas de prevenção e de controle do sarampo para interromper a cadeia de transmissão do agente patogênico, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) elaborou um plano de contingência que inclui a vacinação de adultos jovens, especialmente os universitários e profissionais da saúde. 

Desde 2018 foram notificados surtos de sarampo em 11 estados, com mais de 10 mil casos. Minas Gerais decretou estado de alerta neste ano, após a confirmação de um caso nativo de sarampo. Até agora, foram registrados, no estado, 190 casos suspeitos e quatro confirmados de sarampo.