Escola de Veterinária da UFMG oferece castração gratuita de cães e gatos

Projeto beneficia tutores carentes, protetores de animais e ONGs.

O Projeto Castração UFMG oferece castração cirúrgica gratuita de cães e gatos para tutores carentes (com comprovação de renda familiar inferior a três salários mínimos), protetores de animais e ONGs estabelecidas em Belo Horizonte que fazem parceria com a Universidade. As datas são divulgadas no site da Escola de Veterinária da UFMG.  Para este semestre as inscrições já estão encerradas.

O programa tem início com o cadastramento presencial dos interessados, no Hospital Veterinário na UFMG. A inscrição consiste no preenchimento de uma ficha, onde o tutor informa seus dados, renda e motivos no qual deseja castrar seu animal. Em seguida, os candidatos passam por uma triagem socioeconômica, feita por telefone, pela equipe do Projeto. Posteriormente, é agendado o exame clinico pré-cirúrgico dos pets e, caso os resultados sejam positivos, já é marcada a data da castração cirúrgica dos animais no Hospital Veterinário. Após o procedimento, o Projeto Castração ainda concede medicamentos pós-cirúrgicos gratuitos para os tutores.

Segundo a professora coordenadora e idealizadora do projeto de extensão, Christina Malm, a iniciativa começou em 2012 com objetivo de promover o controle populacional e a melhoria da qualidade de vida dos animais da região metropolitana de Belo Horizonte. As castrações são feitas com excelência, utilizando os mesmos produtos e equipamentos empregados no atendimento de animais particulares no Hospital Veterinário da UFMG.

Equipe de produção do vídeo: Frederico Gandra (produção e reportagem), Marden Ferreira e Leonardo Milagres (reportagem); Antônio Soares e Cássio de Jesus (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Pablo Nogueira (edição de conteúdo).