Pesquisa e Inovação

Escola de Veterinária ganha ambiente laboratorial multiusuário

Estrutura de 650 metros quadrados vai impactar produtividade da pesquisa realizada na Unidade

Pesquisador em atividade no Lapec
Pesquisador no Lapec, cujo modelo de gestão inspira o MultilabAcervo Lapec

A pesquisa em Ciência Animal desenvolvida na Escola de Veterinária ganha impulso com a criação do Multilab, infraestrutura de sete laboratórios reunidos em 650 metros quadrados que será compartilhada por usuários de várias áreas. O espaço será inaugurado nesta segunda, dia 4, nas dependências do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, no campus Pampulha.

Os laboratórios destinam-se às atividades de cultivo celular, sorologia, bioquímica e hematologia, histopatologia, microscopia especial, hibridização in situ e imuno-histoquímica. A estrutura também conta com biotério, sala de purificação de água, lavagem e estoque de vidraria. A área comum, estruturada em bancadas, comporta até 15 pesquisadores ao mesmo tempo. Nelas, eles poderão realizar os pré e pós-processos das amostras, antes e depois de serem analisadas pelos laboratórios específicos.

Segundo o chefe do Departamento de Clínica e Cirurgia, Roberto Maurício Carvalho Guedes, o novo espaço de pesquisa deverá ampliar a produtividade e provocar melhorias na qualidade dos serviços e no atendimento aos pesquisadores. Como exemplo, ele cita os procedimentos de rotina do Hospital Veterinário, que são realizados no Laboratório de Patologia junto com as atividades de pesquisa. Com a estrutura oferecida pelo Multilab, os trabalhos das duas áreas poderão ser realizados separadamente.

Modelo de gestão
Roberto Guedes explica que o sistema de colaboração multiusuário é a base de atuação do Multilab e tem como inspiração o modelo de gestão adotado pelo Laboratório de Apoio à Pesquisa (Lapec), que funciona no primeiro andar da escola. O uso do aparelho de Quimiluminescência, da Siemens, empregado em análises hormonais no Lapec, é um exemplo de prática que será incorporada pelo Multilab. Quando precisa recorrer ao equipamento, adquirido em 2014 por meio do programa Pró-Equipamentos da Capes, um coordenador de pesquisa encaminha a demanda, especifica quantas e quais análises são necessárias. Como o laboratório não tem um técnico exclusivo para manusear o equipamento, a professora Fabíola de Oliveira Paes Leme, que coordena o ambiente, oferece treinamento ao pesquisador para que ele ganhe autonomia para realizar as análises. O usuário também é responsável pelo próprio kit de reagentes e deve colaborar com a compra de material de consumo, de uso comum, para o laboratório.

Fabíola Paes Leme defende que toda a estrutura institucional – espaço físico e equipamentos – seja franqueada aos usuários. “Acredito que essa forma é a mais justa, desde que haja regras claras de uso e cuidado com os equipamentos”, observa. E acrescenta: “Trabalhar numa perspectiva multiusuária exige equacionar tempo e espaço. Estamos introduzindo uma proposta no estatuto, elaborado com outros cinco professores, segundo a qual todos os usuários devem contribuir para que o Multilab tenha um fundo de reserva para manutenção. Acredito que será uma experiência nova não só para o Departamento de Clínica e Cirurgia, mas para toda a Unidade”, completa.

Immulite
Equipamento usado em dosagens de hormônios e citocinasAcervo Lapec

Para o professor Roberto Guedes, as pesquisas que apresentavam demanda, mas que por falta de espaço e estrutura não eram atendidas adequadamente, ganharão novo impulso. “São os casos de estudos in vitro com células eucariotas que necessitam de cultivo celular. Com o Multilab, o Laboratório de Cultivo Celular poderá suprir a demanda de vários pesquisadores nessa área”, observa.

Ajustes aos cortes
O projeto de estruturação do Multilab, financiado pelo Pro-Infra da Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep), precisou se ajustar aos cortes de recursos impostos às universidades nos últimos anos. “Ainda assim, conseguimos a aprovação de R$ 3,1 milhões. Com boa gestão, compartilhamento de infraestrutura e criatividade, contemplamos o Departamento e a Escola com laboratórios como os de cultivo celular, hematologia, histopatologia, hibridização in situ, além da área de esterilização", informa Roberto Guedes.

Os desafios, segundo o pesquisador, não foram poucos. “Do projeto inicial, praticamente todos os equipamentos tiveram de ser cortados e até o projeto de climatização, fundamental para funcionamento de alguns aparelhos, não foi contemplado. Mas com o esforço conjunto da equipe de professores, da direção da Escola de Veterinária, da Fundep e da Reitoria, adaptamos o projeto e conseguimos conquistar mais esse espaço para a Universidade”, conclui Guedes.

Teresa Sanches