Notícias Externas

BH cria Liga das Escolas de Sambas e reforça tradição da capital

Nos anos 80, cidade chegou a ter o 2ª maior carnaval de passarela do país

Acadêmicos de Venda Nova é a atual campeã do desfile de BH
Acadêmicos de Venda Nova é a atual campeã do desfile de BH Foto: Julia Lanari/PBH

Quando se fala em escolas de samba é quase inevitável não pensar na Mangueira, Portela e outras do carnaval do Rio de Janeiro. Mas o nosso Carnaval de BH é tão tradicional quanto o do Rio ou São Paulo. E isso não inclui só os bloquinhos, mas o blocos caricatos e também o Desfile das Escolas de Samba de BH. Neste momento que o Carnaval de Rua de BH se firma como o terceiro maior do Brasil, as escolas de samba daqui também querem crescer e alcançar um público cada vez maior. Nos últimos anos, diversas mudanças foram realizadas, como melhorias no regulamento e o retorno dos desfiles para a Avenida Afonso Pena, via que tem a tradição de ser o palco do Carnaval desde os primórdios da cidade. A última novidade foi a criação da Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais, formada pelas 8 maiores agremiações da capital, que irão desfilar na próxima terça feira, dia 25. 


Para falar mais sobre o desfile das escolas de samba de Belo Horizonte e essa tradição aqui na capital, o Expresso 104,5 conversou com o presidente da Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais, Márcio Eustáquio, nesta quarta-feira, 19.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O desfile das escolas de samba de BH será na próxima terça, dia 25, a partir das 18h, na Avenida Afonso Pena, no centro. O desfile deste anos terá 8 agremiações competindo pelo título. São elas Unidos dos Guaranys, Raio de Sol, Bem Te Vi, Imperavi de Ouros, Canto da Alvorada, Cidade Jardim,  Estrela do Vale e Acadêmicos de Venda Nova, que é a atual campeã do Carnaval. Além das 8 agremiações, a Imperatriz de Venda Nova também irá desfilar, voltando à sair no Carnaval após 12 anos de hiato, mas não vai concorrer ao título neste ano. 

O show de abertura fica por conta da banda Afoxé Bandarerê. Para mais informações, acesse a página oficial da Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais. O link é facebook.com/aliga.minasgerais.

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória