Ensino

Escritoras contam como passagem pela UFMG contribuiu para ofício

Em épocas diferentes, Elizete Lisboa e Bruna Kalil se formaram na Faculdade de Letras

O estudo da produção e da crítica literárias faz parte do percurso acadêmico dos estudantes de Letras, buscando incentivar a formação de um senso crítico e estético que se encaixou aos propósitos autorais de Bruna Kalil e Elizete Lisboa, ambas graduadas em Letras pela UFMG em momentos diferentes.

Bruna entrou na UFMG em 2014, levando consigo não só um diploma, mas também a autoria e coparticipação em diversos projetos da Faculdade de Letras. “Usar a teoria da literatura” é um conselho que ela seguiu e dá aos colegas com o desejo em publicar.  Ao longo do seu trajeto acadêmico, conviveu com professores e colegas de turma que incentivaram o seu desejo pela escrita. “Escrever gera a necessidade de ser lida, de se abrir ao diálogo”.

Elizete ingressa na Faculdade de letras em 1974 e, contando com a ajuda da Fundação Mendes Pimentel, fez uso de um gravador para acompanhar as aulas. Foi durante o curso que fez uma disciplina acerca da literatura Infantil e foi esse o passo inicial na direção da carreira que tem hoje. A autora fala, com muitas saudades, do apoio que recebeu.

Confira as entrevistas no vídeo abaixo.

Entrevistadas: Elizete Lisboa (escritora e ex-aluna da Faculdade de Letras da UFMG) e Bruna Kalil (escritora e mestranda da Faculdade de Letras da UFMG)
Produção e reportagem: Marden Ferreira
Imagens: Gabriel Santana e Cássio de Jesus
Edição de imagens: Marcia Botelho