Notícias Externas

Espaço Comum Luiz Estrela recebe o maior prêmio do patrimônio nacional

Premiação é concedida na semana em que a ocupação artística em casarão abandonado completa 4 anos

Fachada do casarão no bairro Santa Efigênia: reforma via crowdfunding
Fachada do casarão no bairro Santa Efigênia: reforma via crowdfunding Facebook Espaço Comum Luiz Estrela

O Espaço Comum Luiz Estrela recebeu neste mês o maior prêmio do patrimônio nacional: o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria IV, que reconhece ações que demonstram o compromisso e a responsabilidade compartilhada com a preservação do patrimônio cultural brasileiro. A homenagem é concedida justamente na semana em que a ocupação do espaço por artistas e ativistas em Belo Horizonte completa 4 anos.

O casarão histórico estava abandonado há 19 anos, de propriedade do governo estadual. O objetivo da ocupação era não apenas salvar o imóvel da deterioração, mas também de convertê-lo em um espaço livre de formação artística, e que desde então vem recebendo em seu pátio externo uma série de atividades de criação e compartilhamento artístico, político e cultural, aberto e autogestionado, que se tornou um marco para a cidade.

Sobre o reconhecimento e as ações do projeto, o Programa Conexões desta sexta-feira, 27, conversou com a arquiteta Deise Alves, do núcleo de memória e restauro do Casarão.

ouca-a-conversa-com-luíza-gloria-27-10-2017.mp3

Saiba mais sobre a festa de aniversário e o projeto nesta página do Facebook.