Espaço de escuta da Face exibe hoje documentário sobre transtorno de ansiedade

Filme baseia-se nas experiências das fãs da cantora Camila Cabello

Identidade da Semana de Saúde Mental da UFMG
Identidade da Semana de Saúde Mental da UFMG Giovana Carraro / UFMG

Inaugurada há dois meses, a Escuta Integrada da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), em parceria com a Diretório Acadêmico (DA-Face), realizará nesta sexta, 19, a exibição do documentário Quem é você no escuro?, que trata do transtorno de ansiedade sob a perspectiva dos fãs da cantora Camila Cabello. A artista desenvolve ações nas redes sociais de promoção à saúde mental. A exibição será às 14h, no auditório 1070 da Unidade.

Após a sessão, haverá debate com Júnia Oliveira, diretora do documentário, e Etel Rossi, psicóloga responsável pela unidade da Escuta na Face. Assista ao teaser da produção.

Escuta
A implantação da Escuta Integrada na Face é desdobramento das políticas de saúde mental adotadas pela Universidade.  Os atendimentos podem ser realizados a partir de agendamento prévio feito pelo e-mail etel@face.ufmg.br, pelo telefone (31) 3409-7064 ou presencialmente, na sala 1045. O horário de funcionamento é de segunda a sextas, das 9h às 16h. Às quartas, há plantão noturno, que ocorre das 16h às 21h.

Segundo Etel Rossi, que é pós-graduada em Saúde Mental e Trabalho pela UFMG, a escuta na Face é destinada exclusivamente a alunos, professores e servidores efetivos da Unidade. Assim que chega ao núcleo, a pessoa passa por um primeiro processo de acolhimento, em que lhe é dada abertura para expor suas aflições e angústias. Em seguida, a psicóloga encaminha a pessoa para o serviço que poderá atender melhor a demanda. “Recebemos casos de violência física, abuso e assédio. Para cada situação deve ser feita uma análise individualizada", defende a psicóloga.

A TV UFMG produziu um vídeo em que explica como agir em situações de sofrimento mental.