Arte e Cultura

Espaço do Conhecimento abriga mostra de ficção científica brasileira

Programação do fim de semana também terá oficina sobre a história da escrita

Prensa de tipos móveis de 1811 em exposição; máquina será abordada em atividade sobre história da escrita
Prensa de tipos móveis de 1811: dispositivo usado pelo homem para registrar sua históriaRotatebot / Wikipédia sob licença Creative Commons 3.0

Neste fim de semana, o Espaço do Conhecimento UFMG abriga quatro atividades gratuitas para todas as idades. Visitantes poderão participar de oficina sobre a trajetória da escrita, virar cientistas em atividade sobre método e investigação científica, conhecer melhor o sistema solar e assistir a filmes brasileiros de ficção científica.

No sábado, 10, às 14h, crianças a partir de seis anos de idade são convidadas a descobrir “o que tem dentro da caixa” na oficina Brincando de ser cientista. Sem espiar, usando os sentidos e métodos científicos, meninos e meninas vão analisar a situação e criar hipóteses para descobrir que objeto há na caixa.

Às 15h, a atividade A história da escrita convida os visitantes a conhecer uma trajetória marcada por eventos como o desenvolvimento do papel e a invenção da técnica de impressão atribuída a Johannes Gutenberg, na década de 1450. Onde surgiu o papel? Quando a leitura foi popularizada? Essas e outras curiosidades serão abordadas pelos mediadores, que mostrarão os diversos suportes usados pela humanidade para registrar sua história.

A atividade é gratuita e tem classificação de 6 anos. Para participar, basta retirar uma senha na recepção.

No domingo, 11, às 11h, o Jogo do Sistema Solar testará o conhecimento dos participantes sobre o conjunto de planetas que giram em torno do Sol. Qual é o planeta mais distante da estrela central? E o mais quente dos planetas? Essas e outras curiosidades serão abordadas na atividade, que faz uso de cartas para organizar a brincadeira. A classificação indicativa é de 8 anos.

O circuito de cinema de ficção científica no Brasil é pouco conhecido até mesmo entre os amantes do gênero. Além das famosas produções hollywoodianas, há muitos filmes interessantes. O Espaço do Conhecimento reuniu alguns deles na Mostra de curtas: ficção científica brasileira, que terá sessões a partir das 15h de domingo.

Cena de
Cena de 'O hóspede', de Anacã AgraReprodução

Os filmes da mostra são O hóspede, de Anacã Agra, Ondas, de Ninho Moraes, O homem da cabeça de papelão, de Carlos Canela, e CRI4: O contrato alienígena, de Clarissa Appelt e Luiza Galvão. A classificação indicativa é de 12 anos. A entrada é gratuita. Para assistir aos filmes, basta retirar uma senha na recepção do museu.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700.