Arte e Cultura

Espaço do Conhecimento celebra a viola como patrimônio imaterial de Minas Gerais

Exposição na fachada digital mostra, até 8 de julho, as expressões culturais do instrumento

Viola caipira está prestes a se tornar patrimônio imaterial do estado
Viola caipira: riqueza culturalIepha-MG

Símbolo da tradição mineira, a viola caipira está prestes a se tornar patrimônio imaterial do Minas Gerais. Para celebrar esse reconhecimento, a fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG exibe de hoje, 11, até 8 de julho, exposição fotográfica que mostra a riqueza cultural deste instrumento que atravessa gerações.

A mostra Violas de Minas: patrimônio imaterial de Minas Gerais reúne imagens do acervo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), que fez um amplo registro audiovisual das formas de construção do instrumento e suas expressões culturais. O material contempla a diversidade da viola mineira, o que justifica o esforço que o Instituto vem realizando, desde 2017, em favor de seu reconhecimento como patrimônio cultural.

O Iepha-MG é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e abriu o processo de registro imaterial da viola há dois anos. O órgão promoveu os estudos necessários, sistematizados em um dossiê de registro, que será encaminhado, em 14 de junho, para análise e deliberação do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural, tornando oficialmente o instrumento patrimônio imaterial de Minas Gerais.

Também na quinta-feira, 14, o Iepha promove, na Praça da Liberdade, o show Violas de Minas, com participação de Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Letícia Leal e Orquestra Oficina de Estudo Viola de Betim, entre outros convidados.

As projeções na fachada digital ocorrerão sempre das 18h às 22h. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8350 ou no site do museu

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG