Arte e Cultura

Espaço do Conhecimento promoverá 'caçada' a vestígios da Antártica

Crianças que forem ao museu neste sábado, dia 17, também poderão conhecer narrativas da mitologia nórdica

Visitantes na exposição
Visitantes na exposição Expedição AntártidaDivulgação / Espaço do Conhecimento

Neste fim de semana, os visitantes do Espaço do Conhecimento poderão fazer as vezes de arqueólogos à procura de traços históricos e científicos no continente mais gelado do planeta ou conhecer a jornada do deus Thor à procura de poderes escondidos em um martelo e outras narrativas da mitologia nórdica.

Com luvas, jalecos, pincéis e lupas, as crianças vão aprender se divertindo na atividade Caça aos vestígios na Antártica, que será realizada neste sábado, 17, a partir das 15h. O "sítio arqueológico" é a exposição temporária Expedição Antártica, que reúne cápsulas sensoriais que mostram as dificuldades de adaptação humana ao território. Os visitantes poderão experimentar os obstáculos criados por neve, vento e escuridão. A atividade é gratuita e tem classificação indicativa de seis anos. Para participar, basta retirar uma senha na recepção. O número de vagas é limitado a 15 pessoas.

Aberta desde o início de dezembro, a exposição Expedição Antártica convida os visitantes a conhecer as espécies que sobrevivem nas terras mais gélidas do planeta, com média de temperatura de -10 ºC no verão. Várias curiosidades sobre as diferentes espécies de pinguins que vivem por ali, como o Papua e o Imperador, a Foca-de-Weddell ou a baleia Orca, que está no topo da cadeia alimentar do continente, poderão ser exploradas até 29 de abril.

Cosmogonia nórdica
A jornada do deus Thor à procura de poderes escondidos em um martelo ficou mundialmente conhecida devido às adaptações para o cinema. A história é apenas uma das várias que narram a visão dos escandinavos sobre o mundo. Essa mitologia é o tema da atividade Cosmogonia nórdica, que também será realizada amanhã, 17, a partir das 18h30.

A sessão levará os visitantes ao mundo dos deuses Odin e Loki, mostrando a crença nórdica desde a criação até o apocalipse viking. A atividade tem como inspiração o livro do britânico Neil Gaiman, que se baseou em manuscritos originais sobre a mitologia escandinava, escrita em islandês por eruditos medievais. A atividade tem classificação indicativa livre e duração média de uma hora. A participação é gratuita.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700. Para mais informações, acesse o site do Espaço ou suas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG