Arte e Cultura

Espaço do Conhecimento tem programação dedicada à astronomia

Temas relacionados aos astros serão trabalhados neste mês, em oficinas gratuitas

Mês de fevereiro
Crianças serão convidadas a fazer uma viagem pelo espaço
Divulgação

O Espaço do Conhecimento UFMG abriga, neste mês, uma programação especial sobre astronomia. Além de sessões diárias no Planetário, oficinas convidam os visitantes a uma viagem pelo espaço, mostrando que é possível unir ciência e diversão.

Às quartas-feiras, às 14h, a oficina Brincando de Ser Cientista desafia as crianças a descobrir o objeto que está dentro de uma caixa sem poder abri-la, usando apenas os sentidos e a intuição. Elas devem resolver o enigma por meio de métodos científicos, como criar argumentos e hipóteses. A atividade é indicada para maiores de 6 anos.

Já as sextas-feiras, também a partir das 14h, estão reservadas para a compreensão do Sistema Solar, complexo conjunto de oito planetas que giram ao redor do Sol. Na atividade Jogo do Sistema Solar, com o auxílio de um jogo de cartas, os visitantes vão descobrir o maior planeta, o mais próximo do 'astro-rei', entre outras curiosidades. A classificação indicativa é de 8 anos.

No fim de semana, o público simula os movimentos e as posições de corpos celestes na oficina Teatro dos Planetas. Quais planetas podem ser observados a olho nu? Qual leva mais tempo para dar uma volta completa ao redor do Sol? Essas e outras perguntas serão respondidas na atividade programada para os sábados, às 14h. A classificação indicativa é de 6 anos.

Por fim, aos domingos, às 11h, a oficina Relógio de sol ensina a definir a hora solar por meio dos pontos cardeais e das sombras projetadas pela luz do astro. Com uma tabela de conversão, é possível fazer correspondências com o horário apontado nos relógios convencionais. A atividade é indicada para crianças com 8 anos ou mais.

Planetário
De terça a domingo, o Planetário exibe diversos filmes para todas as idades. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). 

Programação:

Brincando de Ser Cientista
Quando: quartas-feiras, às 14h
Classificação: a partir de 6 anos

Jogo do Sistema Solar
Quando: Sextas-feiras, às 14h
Classificação: a partir de 8 anos

Teatro dos Planetas
Quando: Sábados, às 14h
Classificação: a partir de 6 anos

Relógio de Sol
Quando: domingos, às 11h
Classificação: a partir de 8 anos

Com assessoria de comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG