Espaços de cultura, CEU e clínicas da Odontologia suspendem atividades

Interrupção é por tempo indeterminado; medida segue instruções para contenção da pandemia do novo coronavírus

Fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG:
Fachada digital do Espaço do Conhecimento: comemoração adiadaLucas Braga / UFMG

Eventos programados para os espaços culturais da UFMG nos campi Pampulha e Tiradentes estão temporariamente suspensos, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira, dia 17, pela Diretoria de Ação Cultural (DAC). A medida segue decisão da Administração Central da UFMG, com base nas recomendações do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus.

Assim, o Centro Cultural, o Conservatório, o Espaço do Conhecimento e o Campus Cultural em Tiradentes estarão temporariamente fechados para visitação. O Espaço do Conhecimento cancelou o evento de comemoração de seus 10 anos de fundação, que seria realizado no próximo sábado, dia 21. Nova data será definida posteriormente. Durante o período, a equipe do Espaço publicará conteúdos especiais em suas redes sociais, e uma gincana virtual para crianças ocorrerá por meio da conta no Instagram (@espacoufmg).

Todos os meses, cerca de 14 mil pessoas circulam pelos espaços administrados pela DAC. Somente o Circuito Cultural UFMG, programa ao qual está vinculado o Quarta Doze e Trinta, entre outros projetos, movimenta cerca de 1.200 pessoas por mês. “Promover o adiamento desses eventos significa priorizar a segurança e a saúde da comunidade universitária e de toda a população”, argumenta o diretor de Ação Cultural, Fernando Mencarelli.

A medida também alcança equipamentos de esporte e lazer, como o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Museu de História Natural e Jardim Botânico, que fecham as portas nesta quarta-feira, 18, também por tempo indeterminado.

Desde a última segunda-feira, dia 16, as oito clínicas da Faculdade de Odontologia suspenderam seus atendimentos. Elas recebem mais de 300 pessoas por dia, em sua maioria encaminhadas por unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Extensão
A Pró-reitoria de Extensão (Proex) também informou a suspensão de eventos sob sua alçada: o Domingo no Campus, que seria realizado no dia 29 de março, a aula inaugural da Formação Transversal em Direitos Humanos, agendada inicialmente para 25 de março, a 19ª Jornada de Extensão, prevista para 29 de abril, e o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu), programado inicialmente para o período de 15 a 17 de julho.

As novas datas de realização dessas atividades serão divulgadas oportunamente, além dos novos prazos para efetivação de inscrições.

A única atividade cancelada até o momento é a aula inaugural da Formação Transversal em Divulgação Científica, agendada inicialmente para 24 de março.