Coberturas especiais

Especial BH 120 anos: Crescimento da capital impulsionou região metropolitana

'Novato' entre municípios como Santa Luzia e Sabará, BH colaborou no desenvolvimento

Cidade Administrativa: crescimento no vetor norte
Cidade Administrativa: crescimento no vetor norte Cidade Administrativa | Arquivo

Os limites de Belo Horizonte se misturam ao entorno de cidades da região metropolitana. Vespasiano, Contagem, Sabará ou Nova Lima. Todos esses municípios influenciam diretamente os rumos do crescimento da capital mineira em todas as direções. Como, então, pensar o planejamento urbano levando em consideração que as cidades acabam conurbadas, muitas vezes, nessas localidades?

A segunda reportagem da série A História do Futuro: 120 anos de Planejamento Urbano em Belo Horizonte, veiculada no Jornal UFMG desta terça, 12, aborda como o crescimento da capital planejada impulsionou o desenvolvimento da Grande BH.

120 anos de Planejamento Urbano em Belo Horizonte.mp3

Ontem, a primeira reportagem abordou como o espaço urbano do município começou a ser pensado, desde a concepção da cidade até os dias atuais, em que o crescimento é orientado pelo Plano Diretor.

Praça da Cemig: região entrou na rota de desenvolvimento nos anos 40
Praça da Cemig: região entrou na rota de desenvolvimento nos anos 40 Prefeitura de Contagem

A coluna de Questões Metropolitanas desta terça-feira, com o professor da UFMG Roberto Monte-mór, também abordou os 120 anos da capital mineira. Ele defendeu que Belo Horizonte precisa integrar seu planejamento ao de suas cidades vizinhas.

5ee3ead136d640b0b2c9b8707c6eaecf_1513095386641_1787745260.mp3