Formas de Ingresso

Especialista analisa implantação do Enem Digital, a partir de 2020

Professor Álvaro Chrispino, ​do Cefet-RJ, participou dos testes para implantação da primeira edição do exame, em 1998

Para especialista do Cefet-RJ, histórico brasileiro de segurança digital é favorável, mas blindagem contra fraudes dependerá de investimentos
Para especialista do Cefet-RJ, histórico brasileiro de segurança digital é favorável, mas blindagem contra fraudes dependerá de investimentos Foto: André Nery/MEC

Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá provas aplicadas no computador, a partir de 2020. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação no início deste mês. Mas nada muda para os candidatos inscritos na edição do exame em 2019. 

No ano que vem, a aplicação do Enem Digital vai ocorrer em modelo piloto. Cinquenta mil pessoas de 15 capitais do País, dentre elas Belo Horizonte, terão a opção de fazer a prova eletrônica. De acordo com o MEC, a substituição total das provas de papel está prevista para 2026. 

O professor Álvaro Chrispino, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro, analisou os possíveis impactos da aplicação do Enem Digital. "A segurança do esquema digital vai depender da seriedade e dos recursos que forem ofertados", disse, em entrevista veiculada no programa Conexões. Chrispino participou dos testes para a aplicação do primeiro Enem, realizado em 1998.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Para saber todos os detalhes sobre as mudanças anunciadas com a implantação do Enem Digital, a partir de 2020, acesse o Portal do MEC.