Notícias Externas

Espetáculo Mata Rasteira leva história de resistência a Contagem

Peça conta a história de angolano escravizado que luta contra a escravidão no Brasil

Cena do espetáculo 'Mata Rasteira - A origem da resistência'
Cena do espetáculo 'Mata Rasteira - A origem da resistência' Divulgação/Facebook Caras Pintadas

Depois de passar por casas, terreiros e quilombos de toda Minas Gerais, o espetáculo Mata Rasteira chega amanhã à cidade de Contagem. A apresentação, que reúne o teatro e a cultura afro-brasileira, é um encontro de poesia e política sobre a história de Nlongi, um menino angolano que é sequestrado por escravocratas portugueses e trazido ao Brasil, onde se engaja na resistência à escravidão e na luta por liberdade. O espetáculo é baseado no livro Mata Rasteira - A origem da resistência, de Abner Laurindo. Com direção de Gabriel Coupe e produção do grupo de teatro e circo Caras Pintadas, Mata Rasteira tem base na musicalidade e na corporeidade da capoeira e nos Griots, tradicionais contadores de histórias africanos, para narrar a luta de negras e negros pela liberdade. 

O artista Rodrigo Negrão, que assina a concepção e a atuação de Mata Rasteira, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 16.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

'Mata Rasteira - A origem da resistência' será apresentado nesta quarta, 17, às 18h, na rua das Acácias, 409,Eldorado, em Contagem, próximo à estação de metrô Eldorado. Após o espetáculo também vai rolar uma roda de capoeira.

Mais informações na página facebook.com/grupocaraspintadas.

Produção: Mariana Prates e Jaiane Souza, sob orientação de Hugo Rafael