Arte e Cultura

Espetáculo teatral sobre Luiza Mahin é atração no Festival de Inverno UFMG

Programa Expresso 104,5 conversou com Cyda Moreno, idealizadora, produtora e atriz do espetáculo

Espetáculo apresenta Luiza Mahin, heroína negra da Guerra dos Malês, mãe do abolicionista Luiz Gama
Espetáculo apresenta Luiza Mahin, heroína negra da Guerra dos Malês, mãe do abolicionista Luiz Gama Foto: Cláudia Ribeiro

Começa nesta sexta-feira, 23, o Festival de Inverno UFMG. Essa é a 53ª edição do evento, que celebra 2022 como um ano de convergência, investigando os 100 anos do Modernismo, assim como os 200 anos da independência do Brasil. Uma das primeiras atrações programadas é o espetáculo Luiza Mahin… eu ainda continuo aqui, com texto de Marcia Santos, direção de Édio Nunes, idealização e produção de Cyda Moreno, que também integra o elenco da montagem.

A peça traz à cena a ancestral Luiza Mahin, heroína negra da Guerra dos Malês, mãe do abolicionista Luiz Gama, e seu encontro no plano fictício com as mães negras que têm perdido seus filhos para a necropolítica e para o feminicídio. A trama aborda a questão do extermínio da juventude negra no país, bem como o desaparecimento desses jovens, com uma série de relatos de mães vítimas da violência policial, veiculados em diferentes mídias. 

No programa Expresso 104,5 desta sexta-feira, 23, a atriz Cyda Moreno conversou com o apresentador Filipe Sartoreto, para falar sobre o espetáculo Luiza Mahin… eu ainda continuo aqui e sua participação na edição 53 do Festival de Inverno UFMG.

O espetáculo será transmitido neste sábado, às 19h45, 24, no canal Cultura UFMG no Youtube. Veja no vídeo a seguir:

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Filipe Sartoreto