Extensão

Está no ar, em testes, a Rádio UFMG Educativa Montes Claros

Programação da webrádio, implantada pelo Cedecom, com apoio da Fapemig, terá música, entrevistas e divulgação científica

Página da webrádio:
Página da webrádio: informações sobre produção do Instituto de Ciências AgráriasICA / UFMG

Com música, entrevistas e divulgação científica, está no ar, em fase de testes, a Rádio UFMG Educativa Montes Claros. O acesso à programação se dá pela tela inicial do site do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), por meio de um pop up (janela que abre no navegador da internet). Também hoje (segunda, 5), são comemorados os 50 anos da UFMG no Norte de Minas.

A webrádio, resultado do projeto Ciência nas Ondas da Convergência, aprovado na chamada Fapemig 08/2015 – Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), foi planejada como espaço para o compartilhamento do conhecimento produzido na instituição, bem como de atividades de caráter científico, tecnológico, extensionista e cultural.

O diretor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, Leonardo David Tuffi Santos, relata que o projeto representa mais um canal de interlocução com a sociedade. “Será um importante meio para divulgação daquilo que nossos estudantes desenvolvem no dia a dia. Será uma forma de estimular a sociedade a buscar esse conhecimento dentro da UFMG e também uma oportunidade de divulgar na região a produção da Rádio UFMG Educativa, além da nossa programação local.”

Ao longo do dia, a webrádio transmitirá, por streaming (pela internet), a programação da Rádio UFMG Educativa, parceria entre a Universidade e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), operada há 13 anos pelo Centro de Comunicação da UFMG. Mas a Rádio UFMG Educativa Montes Claros também contará com programação exclusiva, produzida especialmente no campus da UFMG no Norte de Minas. São dois programas: o Norte da música, com repertório regional, e o Veredas da ciência: pesquisas e projetos do Norte de Minas, de entrevistas com a comunidade acadêmica sobre resultados de pesquisas realizadas no campus. A programação local é transmitida das 5h às 8h, das 12h às 14h e das 16h às 20h. 

De acordo com a diretora do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, Maria Céres Pimenta Spínola Castro, o lançamento da webrádio se configura como uma expansão das ações de comunicação da UFMG. “É importante darmos visibilidade para o que é produzido na Universidade, em seus diversos espaços e campi. A webrádio, que começa a ser operada a partir de hoje, é um passo importante para ampliar nossas estratégias de comunicação e integração da comunidade universitária. É fundamental darmos conhecimento sobre o que fazemos. Essa é uma obrigação da comunicação institucional”, comemora.

Divulgação científica
Além da transmissão por streaming, a Rádio UFMG Educativa Montes Claros contará também com uma aba no site do Instituto de Ciências Agrárias, onde serão disponibilizadas, em formato podcast, arquivos em áudio que podem ser acessados pelo usuário a qualquer momento. O programa foi nomeado Veredas da ciência. A cada semana será publicada uma nova matéria. Para a estreia, foram publicadas as reportagens sobre um projeto de pesquisa que estuda as relações entre o buriti e condições do ambiente, visando à utilização da planta no ramo cosmético. Outra entrevista traz os resultados de pesquisa que desenvolveu uma bebida láctea fermentada para combate à desnutrição infantil.

Outro projeto contemplado nas entrevistas investigou os grandes empreendimentos que, nos últimos 15 anos, tentaram implantar nova fronteira minerária em Minas Gerais. Há também uma reportagem sobre a avaliação de qualidade das sementes de alface para a comercialização. Para as próximas edições do Veredas da ciência, já estão programadas entrevistas sobre outros estudos, como sobre os impactos das mudanças climáticas na sustentabilidade da Bacia do Rio Verde Grande, em Montes Claros, com previsão para os próximos 50 anos.

Outros temas abordados nas entrevistas trazem resultados de pesquisas sobre a propagação de mudas de espécies nativas do cerrado mineiro, sobre a produção animal, sobre as cadeias produtivas do Mel de Aroeira e do Queijo da Serra Geral, sobre tecnologias de inteligência artificial utilizadas no planejamento florestal. “O esforço da UFMG para o lançamento da webrádio, que objetiva fortalecer as ações de divulgação científica, contou com a participação de uma equipe formada por especialistas de diferentes áreas do quadro do Cedecom, como jornalistas, técnicos em operações, publicitários, entre outros”, destaca o jornalista Marcílio Lana, coordenador-executivo do Cedecom e coordenador do projeto, destacando o apoio da Fapemig.

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros