Extensão

Estação Ecológica da UFMG lança plano de manejo para os próximos cinco anos

Documento destaca desafios, oportunidades e questões socioambientais e históricas relacionadas à área de conservação que abriga ensino, pesquisa e extensão

Estação Ecológica recebe turma da educação infantil
Estação Ecológica recebe turma da educação infantil Vitória Alves | Proex/UFMG

A Estação Ecológica da UFMG lançou plano de manejo para os próximos cinco anos, que visa à valorização da riqueza biológica, histórica e cultural dessa importante área de conservação ambiental do campus Pampulha e da cidade de Belo Horizonte.

O Plano de Manejo da Estação Ecológica da UFMG: desafios e oportunidades para os anos 2022-2027 será instrumento de gestão e de planejamento das atividades. Ele detalha aspectos relacionados, por exemplo, às ações do Programa de Extensão Estação Ecológica (Proeco), às atividades de pesquisadores da UFMG e de outras instituições, aos valores histórico-culturais, à vegetação, à hidrografia e à infraestrutura física.

O documento visa também contribuir para o cumprimento de objetivos regimentais e o fortalecimento da relação da Estação Ecológica com as comunidades interna e externa.

A elaboração do Plano de Manejo foi iniciada em fevereiro de 2021 no seminário de pesquisa e extensão Oportunidades e desafios para a conservação de áreas verdes urbanas: o exemplo da Estação Ecológica da UFMG, que estimulou reflexões sobre a importância ambiental, histórico-cultural e arqueológica da área de conservação.

30 anos
Vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFMG, a Estação Ecológica reúne características dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, e contribui para a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Estação ocupa área de 114 hectares, que foi tombada em 1992 pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH).

Em novembro de 2022, a Estação Ecológica comemora 30 anos, e uma série de eventos está sendo preparada para celebrar a data.

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex