Pesquisa e Inovação

Estudante da UFMG desenvolve brinquedo para terapia comportamental de animais

Projeto “Ensinando meu cachorro adotado a brincar utilizando arduíno” foi criado pela estudante de Engenharia Elétrica da UFMG Camila Braz

Camila Braz e a cadela Belinha
Camila Braz e a cadela Belinha Foto: Maurício Vieira

Durante a quarentena, a estudante de Engenharia Elétrica da UFMG Camila Braz adotou a cadela Belinha em um abrigo de animais e percebeu que ela apresentava sinais de trauma, desinteresse em brincadeiras e dificuldades sociais. Em busca de ajuda para Belinha, Camila desenvolveu um brinquedo para terapia comportamental de animais. 

O brinquedo desenvolvido pela estudante funciona como uma caixa automatizada, usando a plataforma arduíno, seguindo a técnica de enriquecimento ambiental, que engloba diferentes terapias para trabalhar o estímulo dos instintos naturais dos animais. 

O projeto Ensinando meu cachorro adotado a brincar utilizando arduíno foi o vencedor da categoria Projeto Caseiro da Competição de Robôs Autônomos (CoRA), do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica da UFMG, que este ano foi realizada de forma virtual. 

Para saber mais sobre o projeto, o programa Expresso 104,5 recebeu em entrevista a estudante do 4º período de Engenharia Elétrica na UFMG e integrante do PET da Engenharia Elétrica, Camila Braz. 

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória