Lazer e esporte

Estudante da UFMG é premiado por software de análise de desempenho no futebol

Ferramenta gera base de dados com estatísticas e vídeos de cada atleta

Arthur Ribeiro, ao centro, em premiação do evento
Arthur Ribeiro entre os presidentes da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, e da Fiesp, Paulo SkafDivulgação / Federação Paulista de Futebol

O estudante Arthur Araujo Ribeiro, do curso de Engenharia Mecânica da UFMG, foi um dos vencedores do programa Acelera Startup, promovido pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Desenvolvido neste ano, o projeto de análise de desempenho no futebol concorreu pela categoria Universitários. Foi a primeira edição do evento com premiações focadas no esporte.

Denominado Gravol Sports, o projeto foi iniciado nos Estados Unidos, quando Arthur passou um semestre na University of California, Berkeley, no Vale do Silício, por meio do programa Startup Semester, que é parte de um convênio com a Escola de Engenharia. Em uma disciplina voltada para uso de tecnologias no esporte, o estudante deu os primeiros passos para o desenvolvimento do software.

Inicialmente utilizado apenas para gravações esportivas, o projeto foi ampliado de modo que análises de vídeos passassem a empregadas para melhorar o desempenho de equipes profissionais no futebol. “Utilizamos a tecnologia de visão computacional, em que o computador, por meio da inteligência artificial, faz o reconhecimento automático do que é um passe ou uma finalização e assim mostra o local do chute e qual a perna utilizada pelo atleta”, explica Ribeiro.

Números em jogo
Com os dados aprofundados de posse de bola, finalizações, número de passes, posicionamento e distância percorrida e entre os atletas, a ferramenta otimiza o tempo da comissão técnica e da gerência de futebol na análise de jogos e treinos, gerando uma base de dados com estatísticas e vídeos de cada atleta. Veja um exemplo da utilização do Gravol Sports:

O projeto conta também com a colaboração de Frederico Duarte, formado em Engenharia da Computação pelo Cefet. Clubes de futebol e analistas de desempenho são parceiros da empresa, como o Maringá Futebol Clube, do Paraná, e Júlio César Resende, analista de desempenho do time feminino do Santos. Eles ajudarão na validação do software. Outros quatro clubes estão em negociação para também se valerem dos recursos oferecidos pelo software.

Desempenho
A premiação foi entregue na sede da FFP, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de agosto. Os 120 concorrentes apresentaram ideias voltadas para o desenvolvimento de novos softwares, tecnologias, serviços e aplicativos para potencializar o desempenho no futebol. Cada vencedor recebeu um MacBook Pro.

“Somos uma startup em fase inicial de operação, e essa abertura proporcionada pela Federação Paulista de Futebol é de extrema importância. Conversamos com dirigentes, e a opinião deles sobre o que estamos construindo é um grande incentivo. Pretendemos lançar o produto final em breve", anuncia Ribeiro, que também destaca o suporte acadêmico da UFMG. “Desde o intercâmbio até a premiação, contei com bastante apoio da Universidade, que influenciou de forma muito positiva no desenvolvimento do projeto", afirma. 

Samuel Resende