Pessoas

Estudante da UFMG sonha divulgar a ciência em missão espacial

Projeto 'dearMoon' levará oito tripulantes para uma viagem em torno da Lua em 2023

O estudante de Engenharia de Sistemas da UFMG Guilherme Ximenes sonha ser um dos oito tripulantes da primeira jornada espacial lunar civil, que tem decolagem prevista para 2023. A lista preliminar dos escolhidos será divulgada no fim do mês. Guilherme Ximenes já está na terceira fase do processo seletivo. 

O projeto dearMoon, ou “querida Lua” em português, inaugura nova era do turismo espacial, pois levará civis a uma distância nunca antes alcançada pela humanidade. A viagem ao redor da Lua, organizada pelo japonês Yusaku Maezawa, terá duração de uma semana no foguete Starship da SpaceX, cujo protótipo está em desenvolvimento. O treinamento dos tripulantes está previsto para começar em 2022. 

Em vídeo enviado à TV UFMG, Ximenes, que é divulgador científico e mantém o  canal Olá ciência, no YouTube, relata: “Voar pela lua e olhar para trás, para o nosso planeta Terra, pode me ajudar a ter ideias para criar um conteúdo fascinante e inspirar milhares de crianças e adolescentes a seguir carreiras científicas e tecnológicas”.  

Para avançar na disputa rumo à penúltima etapa da seleção, Guilherme Ximenes precisa alcançar, até 15 de maio, um expressivo número de visualizações do vídeo de um minuto que publicou no YouTube explicando por que deveria ser escolhido para essa viagem espacial histórica. Na produção, ele também mostra como a ciência influencia a vida das pessoas. Assista.

 

Integrantes da comunidade externa e da UFMG estão engajados na campanha de Guilherme, como o pequeno Fernando Ricarte Vieira de Oliveira, filho da servidora Carla Vieira, bibliotecária da Universidade. Em mensagem de vídeo, ele manifesta apoio ao divulgador científico e convoca o público a ajudá-lo a ser selecionado. 

Equipe: Soraya Fideles (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)