Pesquisa e Inovação

Com aplicativo sobre violência doméstica, equipe brasileira disputará prêmio da Nasa

Estudante de Design da UFMG integra o grupo, que venceu etapa nacional da competição

Equipe formada pelo estudante Afonso Scliar, do curso de Design da UFMG, e outros jovens brasileiros venceu a etapa nacional do Hackathon Nasa Space Apps, competição de tecnologia e inovação. O grupo desenvolveu o Together app, uma biblioteca de código aberto que, implementada em qualquer aplicativo ou site, cria uma ferramenta de denúncia e prevenção da violência doméstica. A edição deste ano, denominada Covid-19 Challenge, estimulou a busca de soluções para o combate à pandemia. A competição, on-line, foi disputada no fim de maio. 

A equipe, denominada Tubainers, é formada também pelo curitibano Douglas Lara, pela piauiense Fabíola Machado e pelos paulistanos Felipe Rodrigues, Lorena Zonato e Wallacy Souza. O desenvolvimento do projeto tomou por base estudos realizados pela Nasa sobre mudanças comportamentais causadas pelo isolamento em pessoas que se preparavam para missões espaciais. Os integrantes identificaram impactos semelhantes no contexto de pandemia, em especial o aumento do sofrimento mental e da violência doméstica, a qual tornou-se o foco do Together app

De acordo com Afonso, já no primeiro momento, as equipes são instruídas a preparar todo o projeto visando à disputa nacional e internacional. Por isso, a Tubainers também desenvolveu uma versão em inglês do aplicativo, dotada de recursos compatíveis com os serviços de segurança americanos. 

Afonso analisa a importância do conhecimento adquirido na UFMG para sua participação na competição: "Foi um diferencial imenso, principalmente em relação à metodologia do design, pois possibilitou desenhar os caminhos que seguiríamos para construir uma solução ao mesmo tempo impactante e viável". 

O Nasa Space Apps é um hackathon anual no qual a agência espacial dos Estados Unidos abre seus dados e pesquisas de missões para que equipes do mundo todo possam criar soluções para os desafios propostos. Hackathons são maratonas de tecnologia e inovação que podem durar dias e reúnem, em sua maioria, programadores e designers com o objetivo de desenvolver ferramentas que gerem benefícios para as organizações. 

Esta é a nona edição da competição. De acordo com o site oficial, a primeira etapa da edição de 2020 reuniu mais de 15 mil participantes de 150 países. A etapa mundial está agendada para o período de 2 a 4 de outubro.  

Produção: Daiany Nogueira
Imagens: Cedoc TV UFMG, Together app e Ravik Gomes
Edição de conteúdo: Jessika Viveiros