Estudante da UFMG desenvolve guia de identificação das plantas daninhas

Guia traz imagens em alta resolução de 70 espécies de ervas daninhas encontradas no Campus ICA-UFMG Reprodução

Erva daninha é o termo utilizado para descrever uma planta que nasce espontaneamente em local e momento indesejado, interferindo negativamente na agricultura. Distinguir e identificar essas pragas é um passo importante para desenvolver e estabelecer métodos de controle para proteger a produção agrícola. Foi com esse objetivo que o estudante de engenharia florestal Márcio Xavier, do Instituto de Ciências Agrárias do Campus Montes Claros da UFMG, criou um guia de identificação e classificação das plantas daninhas. No total, são mais de 70 plantas daninhas diferentes, todas identificadas e com fotos em alta qualidade. O guia pode ser utilizado tanto por outros estudantes como também por produtores rurais.

O criador do guia, Marcio Xavier, estudante de Engenharia Florestal do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, conversou com o programa Expresso 104,5 nesta segunda-feira, 18.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O guia de identificação das plantas daninhas, com a identificação de mais de 70 plantas, está disponível na plataforma Field Museum, fundada pelo botânico Robin Foster. A repórter Amanda Lelis, da Rádio UFMG Educativa Montes Claros, também fez uma entrevista bem bacana com o Márcio Xavier para o programa Veredas da Ciência. Para conferir esta reportagem e também o guia de plantas daninhas idealizado pelo Márcio, acesse o site ica.ufmg.br

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória